Flexibilidade de horários, comunicação direta com o cliente e um maior controle criativo estão entre os fatores para a escolha da modalidade
No dia 21 de setembro, é comemorado o Dia do Freelancer, data importante para celebrar os profissionais independentes que desempenham papéis fundamentais em diversos setores da economia. A escolha pela modalidade traz desafios, como uma maior habilidade de autogestão e resiliência, mas também possui vantagens almejadas, como liberdade e flexibilidade durante o trabalho, o que é recompensador para muitos profissionais.
“O trabalho freelancer oferece a grande liberdade profissional, permitindo que indivíduos explorem sua criatividade, moldem seu destino profissional e construam carreiras flexíveis, seja no Brasil ou no exterior. No entanto, é importante estar ciente dos desafios associados a essa escolha de carreira e estar preparado para enfrentá-los com determinação e planejamento adequados”, comenta Raiff Mello, engenheiro de software sênior na Higlobe, fintech de solução de pagamentos para freelancers e contratados brasileiros que trabalham remotamente para empresas nos EUA.
Com uma ampla variedade de opções na profissão, desde redação e design até programação e consultoria, o especialista compartilha os principais desafios e vantagens desse estilo de vida. Confira:
1- Desafio: gestão financeira
Uma das maiores preocupações para freelancers é a imprevisibilidade financeira. Por terem uma renda que muitas vezes é variável, precisam entender bem seus gastos fixos e fazer planejamentos a médio prazo. Além disso, questões fiscais devem ser adicionadas a esses gastos, bem como a forma de cobrar e administrar os pagamentos. Para profissionais que recebem pagamentos em dólar, a Higlobe é uma opção que facilita esse recebimento sem complicações.
2- Vantagem: aprendizado constante
Trabalhar em diversos projetos e encarar desafios variados é um meio de promover o aprendizado contínuo e o desenvolvimento de diferentes habilidades. Isso implica que, ao se envolver em tarefas diversificadas e enfrentar obstáculos, as pessoas têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e aprimorar suas competências ao longo do tempo. Além disso, a possibilidade de trabalhar para empresas estrangeiras como freelancer permite aos profissionais aprenderem sobre novas culturas e mercados de trabalho.
3- Desafio: concorrência acirrada
A concorrência no mercado freelancer é intensa devido à globalização e ao fácil acesso à internet, pois competem com profissionais de todo o mundo, aumentando a competitividade. Investir no aprimoramento do portfólio e na demonstração de suas habilidades e experiências tem sido um meio para destacar-se na área e atrair clientes.
4- Vantagem: flexibilidade
Uma das maiores vantagens do trabalho freelancer é a flexibilidade, já que esses profissionais têm a capacidade de gerenciar o seu próprio horário. Eles não estão vinculados a um expediente de 9h às 17h, como em empregos tradicionais, o que lhes permite adaptar suas horas de acordo com preferências pessoais e compromissos. A vantagem principal é não se limitar a trabalhar apenas em empresas brasileiras, ganhando alcance para prestar serviços a qualquer companhia do mundo.