Alexandre Pierro (*)
Sua empresa incluiu a inovação no planejamento estratégico para 2024? Essa ação não é algo opcional, mas sim algo extremamente necessário para acompanhar as mudanças do mercado e alavancar sua marca frente aos concorrentes. Afinal, a partir da adoção de métodos inovadores, as empresas passam a ter as ferramentas necessárias para se diferenciarem e prosperarem – o que ressalta a importância de acompanharem as maiores tendências do mercado e identificarem quais fazem sentido para serem incorporadas internamente.
Durante este ano, ficou evidenciada a importância da inovação para o mercado, considerada como um investimento essencial para encontrar oportunidades de melhoria que otimizem os processos, aumentem a fidelização de clientes e elevem a produtividade do negócio. No entanto, é preciso ter muita inteligência ao incorporá-la, considerando a ampla gama de tecnologias, metodologias e ferramentas robustas capazes de contribuir significativamente para melhorar as operações corporativas.
Sendo assim, destaco aqui 10 tendências de inovação que poderão agregar muito às marcas em 2024.
1 Inteligência Artificial (IA): possível de ser adotada em diversos departamentos e tarefas, é com a IA que os negócios podem tornar seus sistemas mais eficientes, permitindo que os profissionais empenhem esforços em atividades mais importantes e contribuindo para uma tomada de decisões mais informada e assertiva. Não à toa, em um estudo feito pela Deloitte, 70% das empresas consultadas afirmaram que pretendiam investir ainda mais nessa tecnologia este ano. Se a expectativa em 2023 já era tão positiva, em 2024 ela certamente será ainda maior.
2 Internet das Coisas (IoT): essa também é uma das tecnologias que mais vem crescendo no universo da inovação, justamente por permitir uma interação mais fluida e automatizada entre ela e nossa vida. Ao ser adotada, ela torna as atividades mais ágeis, assim como permite uma tomada de decisões mais inteligente e embasada em dados analisados em tempo real.
3 Economia Circular: reduzir a alta quantidade de resíduos é essencial para nosso ecossistema e, por isso, uma das maiores tendências de inovação que deve ser acompanhada pelas empresas em 2024 é o da economia circular. Este conceito visa eliminar estes desperdícios através de um uso mais consciente de nossos recursos naturais, reutilizando o que for possível e otimizando os processos corporativos em prol da menor dependência possível das matérias primas.
4 Energias Renováveis: segundo dados do Ministério de Minas e Energia, quase metade da nossa matriz energética vem de fontes naturais, quantidade cerca de três vezes maior do que a média global. A preferência por essas energias renováveis não pode ficar de fora do planejamento estratégico de inovação em 2024, não apenas para conservar nossos recursos naturais, como também para reduzir a emissão de poluentes prejudiciais ao meio ambiente.
5 Mobilidade Urbana: muito vem sendo investido, nos últimos anos, em programas de inovação destinados à mobilidade urbana, no objetivo de desenvolver meios de transporte que possibilitem deslocamentos mais eficientes, rápidos, seguros e sustentáveis. Essa é uma questão fundamental para a criação de cidades melhor habitáveis e que possam se desenvolver constantemente através destas soluções pautadas na inovação e sustentabilidade.
6 Realidade aumentada e virtual: ambas essas tecnologias estão gerando uma verdadeira revolução no universo da inovação, permitindo experiências completamente imersivas, ricas e emocionantes aos usuários. Mesmo que, na prática, sejam mais vistas para fins de entretenimento, a realidade aumentada e a virtual podem ser aplicadas em diversos setores da nossa sociedade, redefinindo a forma pela qual operamos e experimentamos o mundo ao nosso redor.
7 Blockchain: esta é uma das tecnologias de inovação com maior potencial de redefinir a maneira como conduzimos negócios. Esse recurso consiste em uma estrutura de blocos de informações encadeados de forma sequencial e criptografada, criando uma cadeia inalterável e à prova de falsificação. Na prática, isso faz com que, ao ser implementada em uma rede de computadores, ela crie um nível a mais de segurança em suas informações.
8 Cibersegurança: ainda no tema da proteção digital, não poderíamos deixar de citar a cibersegurança como uma tendência de inovação indispensável de ser inserida no planejamento estratégico. Felizmente, em meio a tamanhos avanços tecnológicos, não faltam recursos capazes de trazer essa proteção como, por exemplo, firewalls, antivírus, autenticação de dois fatores, e muitas outras estratégias fortemente seguras para esse objetivo. Essa é uma medida de inovação indispensável de estar presente nas empresas de todos os portes e segmentos em 2024.
9 Robótica: essa é uma das áreas da inovação que mais vem crescendo nos últimos anos e que, inclusive, apresenta perspectivas muito positivas para os próximos anos. Destinada a desenvolver máquinas automatizadas capazes de realizar tarefas de maneira autônoma ou pré-programada, muitas empresas apostam na criação destes robôs com o objetivo de terem uma maior eficiência em seus processos e de reduzirem erros provenientes de trabalhos manuais. Há aqueles que acreditam que essas máquinas irão substituir muitos empregos mas, na realidade, essa tecnologia irá abrir diversas oportunidades no mercado em 2024.
10 5G: mesmo um ano após sua chegada oficial, a realidade de acesso do 5G pelo país ainda se mostra um verdadeiro desafio. No entanto, a quinta rede móvel possui um forte potencial de revolucionar a maneira como vivemos e trabalhamos e, as empresas que se preocuparem em implementar essa inovação em seu planejamento estratégico de 2024, certamente irão alavancar sua posição e destaque no mercado frente aos concorrentes.
Diante de um cenário de extrema competitividade, inovar, sem dúvidas, é o principal caminho para garantir a prosperidade dos negócios. Hoje, apenas 33.6% das empresas brasileiras são inovadoras, segundo dados do IBGE – uma quantia significativamente pequena, mas que pode ser melhorada caso a inovação seja integrada ao planejamento estratégico da companhia em 2024.
(*) Mestrando em gestão e engenharia da inovação, bacharel em engenharia mecânica, física nuclear e sócio fundador da PALAS, consultoria pioneira na ISO de inovação na América Latina.