A pandemia dos últimos dois anos deixou uma lição para as empresas: elas devem ser ágeis para se manterem competitivas. As empresas estão lidando com novas pressões, desde a antecipação das demandas dos clientes e escassez da cadeia de suprimentos até a captação e retenção dos melhores talentos – além da necessidade de oferecer a melhor experiência aos funcionários.
Como resultado, empresas de todos os tamanhos e setores estão aplicando o desenvolvimento nativo da nuvem para enfrentar seus maiores desafios. Com o potencial do cloud apoiado pelo low-code, as empresas podem transformar suas melhores ideias em software e mudar o rumo de seus negócios.
Hoje, o desenvolvimento de aplicativos nativos na nuvem está entre as tendências tecnológicas que avançam com mais rapidez. Segundo a Gartner e a IDC, entre 90 e 95% dos aplicativos serão cloud-native até 2025. Porém, as empresas não estão preparadas para acompanhar essa evolução, conforme avaliou a OutSystems no estudo “Cloud-Native Development: Ready or Not?”, no qual foram analisados dados de mais de 500 empresas de diversos setores e regiões.
Cloud-native refere-se a aplicativos projetados do zero para aproveitar os benefícios de uma infraestrutura de computação em nuvem: flexibilidade, escalabilidade e resiliência. Estes aplicativos permitem experiências novas e melhores para os consumidores, aumentam significativamente a velocidade de desenvolvimento e facilitam o gerenciamento de mudanças constantes.
Os resultados mais relevantes da análise realizada pela OutSystems revelam que:
• – Enquanto 72% dos entrevistados esperam que a maioria de seus aplicativos sejam desenvolvidos na nuvem até 2023, apenas 47% deles têm amplo conhecimento sobre o assunto.
• – As empresas que estão se preparando para um crescimento cloud-native precisam aumentar suas equipes em mais de 10 funções diferentes, em um momento de escassez de talentos no mercado.
• – 76% consideram as plataformas low-code de boas a excelentes para implementação cloud-native.
• – 72% já estão usando tecnologias low-code, e esse mesmo percentual espera que a maioria de seus aplicativos sejam desenvolvidos com cloud-native até 2023.
. – Hora de conhecer o cloud-native – Para as empresas que já utilizam o cloud-native, o compromisso é forte e crescente com a tecnologia. Os líderes relatam que mais de 68% de seus aplicativos são suportados em nuvem, e quase três quartos dos entrevistados (72%) acreditam que, até o final de 2023, a maioria de seus aplicativos será construída desta maneira.
. – Desafios – Não é de admirar que os líderes de TI sintam a necessidade de contar com talentos mais especializados para executar suas estratégias cloud-native. Tanto os que já utilizam a tecnologia como quem ainda está começando a investir nela concordam que aumentar a equipe de engenharia é uma necessidade e um desafio.
Identificar as ferramentas/plataformas certas e manter a infraestrutura atualizada, além de encontrar e contratar pessoas com as habilidades necessárias para essas atividades também estão na lista de obstáculos.
. – Low-code potencializa os aplicativos cloud-native – Os líderes das empresas que já estão com seus sistemas nativos em nuvem veem as plataformas low-code como parceiros de sucesso em suas jornadas: 60% deles afirmam que as plataformas low-code são ferramentas “muito boas” ou “excelentes” para a implementação de aplicações cloud-native.
Não surpreendentemente, mais de sete em cada dez (72%) líderes já estão trabalhando com o low-code.
Os líderes estão fazendo planos para expandir sua adoção de plataformas low-code à medida que constroem aplicações para a nuvem. Mais de um quarto (28%) dos usuários de low-code dizem que a maioria de seus aplicativos estarão na nuvem já este ano, enquanto mais de três quartos (76%) dizem que sua organização usará low-code para construir a maioria de suas aplicações até 2024.
“O desenvolvimento nativo da nuvem pode ajudar os clientes a alcançar resultados rapidamente, com escalabilidade e confiabilidade, mas muitas empresas estão enfrentando uma desconexão entre atingir seus objetivos de digitalização e seu conhecimento dos desafios cloud-native.
A maioria das empresas também não tem os profissionais adequados de TI e programação, assim, as plataformas low-code de alta performance são a solução, criando uma maneira mais rápida e simples de criar e manter aplicativos inovadores que superarão o teste do tempo”, diz Adeisa Romão, diretora Comercial da OutSystems no Brasil. – Fonte e mais informações: (https://www.outsystems.com/).