107 views 6 mins

Cresce onda de ataques cibernéticos em agências governamentais

em Destaques
terça-feira, 27 de agosto de 2024

Monitoramento da ASERT sobre ataques cibernéticos decorrentes de hacktivismo, tem alertado para o aumento dessas ofensivas direcionadas para agências governamentais, turismo, forças policiais e transporte. São ataques digitais que incluem várias indústrias, instituições financeiras e serviços que podem interromper significativamente serviços públicos.

Para isso, uma das soluções robustas de proteção contra DDoS, como o Arbor DDoS da NETSCOUT, que pode manter serviços, aplicativos e sites chave disponíveis durante ataques para ajudar a manter a continuidade. Segundo o Relatório de Inteligência de Ameaças da NETSCOUT, organizações com sede no Canadá sofreram mais de 130.000 ataques DDoS no segundo semestre de 2023, com hackers mirando setores de serviços financeiros, educação, seguros, saúde e governo.

Arbor Cloud é um serviço de mitigação de ataques DDoS gerenciado e baseado em nuvem que pode aumentar a defesa DDoS local com serviços de limpeza de tráfego baseados em nuvem que estão totalmente integrados por meio de sinalização automatizada em nuvem, proporcionando proteção integral contra ataques multivetoriais complexos. É respaldado pela visibilidade e detecção de ameaças oferecidas pelo Arbor Sightline, que atua com o Arbor Threat Mitigation System (TMS) para remover cirurgicamente o tráfego de ataques DDoS.

Empresas e organizações canadenses se beneficiarão deste novo Centro de Mitigação com menor latência, já que tráfego de ataques levará menos tempo para ser desviado para mitigação e redirecionamento para destinos canadenses. Além disso, o tráfego e os dados de origem e destino canadense permanecem dentro das fronteiras canadenses para auxiliar as organizações a cumprirem os regulamentos de privacidade e soberania de dados a nível nacional.

A Netscout, como fornecedora líder de soluções de gerenciamento de desempenho, segurança cibernética e proteção contra ataques DDoS, acaba de anunciar uma ampliação da sua rede de mitigação de ataques DDoS da Arbor Cloud a 16 Centros de MItigação (scrubbing centers) em todo o mundo com a recente inclusão de um novo site em Toronto. Esta rede fornece a usuários ISPs (Provedores de Serviço de Internet) e empresas mais de 15 terabits por segundo (Tbps) de capacidade dedicada contra ataques DDoS.

“Oferecemos aos usuários serviço qualificado, diferente de muitos provedores que afirmam ter maior capacidade global, mas que, em última análise, oferecem proteção limitada contra ataques DDoS multivetoriais”, disse Sanjay Munshi, vice-diretor de operações da NETSCOUT. “Como parte de uma estratégia de proteção multicamadas líder do setor, o Arbor Cloud funciona perfeitamente com as soluções de proteção DDoS da NETSCOUT para permitir proteção abrangente em ambiente de TI cada vez mais complexo.”

Arbor Cloud usa visibilidade global e inteligência sobre ameaças DDoS fornecidas pelo ATLAS® Intelligence Feed (AIF) da NETSCOUT para interromper automaticamente as ameaças DDoS mais recentes. Conta com respaldo do ASERT, equipe de especialistas em mitigação de ataques DDoS do setor prontos para agir rapidamente e neutralizar ataques, garantindo que não afetem negativamente os negócios.

Trabalhando em conjunto com o Arbor Edge Defense (AED), solução instalada localmente, sempre ativa e sem o emprego de “tabela de estado”, na linha da rede do usuário, Arbor Cloud oferece suporte de alta disponibilidade à capacidade de mitigação de DDoS em tempo real do AED. Com a sinalização em nuvem ao Arbor Cloud, o Arbor Edge Defense (AED) pode automaticamente obter a capacidade adicional necessária para mitigar ataques de qualquer tamanho na infraestrutura do cliente – especialmente aqueles que superam a capacidade do link de Internet.

A ampla área de impacto desses ataques cibernéticos mostra a coordenação do que esses adversários são capazes de realizar. Inúmeros grupos estão assumindo a responsabilidade pelos ataques e há uma variedade de importantes alvos envolvidos, mostrando que as motivações geopolíticas são um combustível poderoso para a guerra cibernética.

Grupos hacktivistas estão e continuarão a travar guerra cibernética por motivos políticos e religiosos. Eles têm se mostrado muito dispostos a atacar qualquer nação que atrapalhe seus ideais e objetivos. A sociedade, incluindo governos, empresas e provedores de serviços, deve estar preparada para combater esses ataques à medida que sua prevalência aumenta. – Fonte e mais informações: (https://www.netscout.com/product/arbor-cloud).