104 views 4 mins

Crédito Imobiliário: uma ferramenta para ajudar a realizar sonhos e investir

em Destaques
sexta-feira, 29 de novembro de 2024

O mercado imobiliário em 2025 promete ser um dos mais desafiadores e, ao mesmo tempo, repleto de oportunidades para quem deseja adquirir a casa própria. Neste sentido, o crédito imobiliário é uma das principais modalidades de financiamento utilizadas para a aquisição de imóveis, sejam eles residenciais, comerciais ou para investimentos.

A modalidade permite que as pessoas concretizem seus objetivos de adquirir um patrimônio com prazos mais longos, taxas de juros, geralmente, mais baixas, se comparado com outros financiamentos. Além disso, possibilita a utilização do próprio imóvel como garantia da operação.

De acordo com Caroline Kupas, coordenadora de Crédito Imobiliário do Ailos — sistema de cooperativas de crédito – para muitas pessoas o crédito imobiliário é a ponte entre o sonho da casa própria e a realidade. “Ele democratiza o acesso a imóveis, possibilitando que as famílias alcancem estabilidade e segurança.

Além disso, no âmbito empresarial, esta modalidade de crédito é um recurso estratégico, ajudando os empreendedores a expandirem suas operações e aumentar sua competitividade”, comenta, ao alertar que é fundamental avaliar cuidadosamente as condições do contrato, como taxas de juros, prazo, sistema de amortização e custo efetivo total (CET).

“Um planejamento financeiro adequado é essencial para que o crédito imobiliário seja uma ferramenta de conquista, e não um peso. Com o mercado imobiliário em constante evolução e o lançamento de novas opções, o crédito imobiliário continua sendo um dos pilares do setor, ajudando a movimentar a economia e possibilitando sonhos que transformam vidas”, continua.

Pensando nisso, o executivo apresenta as principais linhas de crédito oferecidas pelas instituições financeiras.

. Crédito Garantia Imóvel (CGI) – Nessa modalidade, o contratante oferece o imóvel em garantia para ter taxas mais atrativas. Geralmente, o prazo de empréstimo é mais flexível. Além disso, o cooperado tem a liberdade de utilizar o recurso para qualquer finalidade, entre elas, investir no próprio negócio, quitar dívidas, adquirir um imóvel não financiável, financiamento escolar para filhos, entre outros projetos pessoais.

. Crédito Imobiliário – O contratante poderá financiar até 90% do valor do imóvel. Outra facilidade é que poderá utilizar o seu FGTS para compor o valor de entrada ou antecipar parcelas. É possível fazer seu financiamento pelo SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário) ou pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

O primeiro, permite financiar imóveis de maior valor, porém, sem a garantia de um teto de juros. No segundo caso, o teto máximo de juros é de 12% ao ano e você pode usar seu FGTS para amortização ou entrada.

“O crédito imobiliário é uma solução acessível e estratégica para quem deseja o sonho da casa própria ou investir em imóveis. Com prazos longos, taxas competitivas e a possibilidade de parcelamento, ele facilita a conquista de um patrimônio de alto valor, promovendo segurança e estabilidade”, conclui Kupas. – Fonte e mais informações: (https://www.ailos.coop.br/).