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Coronavírus e a explosão do e-commerce no cenário nacional

em Destaques
segunda-feira, 24 de agosto de 2020

A pandemia do novo coronavírus trouxe diversos impactos para o mundo empresarial, principalmente a obrigação da digitalização. Uma pesquisa realizada pelo movimento Compre&Confie indica que o e-commerce brasileiro cresceu cerca de 81% em relação ao ano de 2019, gerando um faturamento de R$ 9,4 bilhões em abril. Ao todo, foram efetuadas 24,5 milhões de compras on-line, um aumento de 98% em relação a abril de 2019.

De acordo com Guilherme Juliani (*), CEO da Flash Courier, empresa especializada em entregas expressas, “assim como a maioria dos setores, o mercado de varejo on-line está passando por um momento de profunda transformação, e com ela muitas lojas precisam aprimorar seus serviços digitais. Empresas que já pensavam há tempos em apostar no comércio eletrônico agora tendem a acelerar seu processo de entrada”.

Porém, esse não foi o único crescimento durante a pandemia. O número de reclamações relacionadas aos serviços de e-commerce também explodiu: o Procon-SP, por exemplo, recebeu mais de 120 mil queixas, um crescimento de 260% na comparação com o primeiro semestre de 2019, que teve 33.628 reclamações. Os principais motivos foram a demora de entrega ou a não chegada das mercadorias adquiridas.

“A infraestrutura das lojas virtuais ainda precisa ser aperfeiçoada para atender todos os consumidores. Essa explosão no número de compras on-line expõe ainda mais a ineficiência de muitas empresas com relação a esse serviço”, acrescenta Juliani.

Foi pensando exatamente nessas novas necessidades que a Flash Courier vem investindo, desde o início da pandemia, na metodologia de entregas ship from store, que consiste no envio de produtos sem o uso de centros de distribuição. Dessa forma, em vez de o estoque ficar concentrado apenas em um único local, as mercadorias ficam distribuídas em lojas físicas específicas.

Na Flash Courier, esse processo é realizado por meio de um sistema robusto de tecnologia e de uma rede de entregadores espalhados em diversas regiões. Quando uma compra é feita na modalidade ship from store em algum e-commerce parceiro, o sistema alerta o entregador mais próximo e disponível, que completará o serviço em até três horas.

“O ship from store na Flash é mais que uma tendência, ele veio para ficar, porque auxilia, de maneira simples, o e-commerce na fidelização do cliente e principalmente resolve o problema do consumidor final, que passa a receber em um prazo de horas. O modelo otimiza as vendas on-line, traz economia e velocidade para o varejo e ainda aumenta o giro de estoque.

Ao oferecer a possibilidade de um produto ser comprado on-line, mas sair direto da loja para a casa do cliente, o varejista entrega uma experiência única ao consumidor, independente se está on-line ou off-line. Isso é ser omnichannel: não existem mais canais de venda separados”, completa o CEO. O aprimoramento dos serviços on-line deve ser um dos legados da pandemia, causando mudanças permanentes na forma de consumir.

Segundo a pesquisa TIC Domicílios, 70% dos brasileiros utilizam internet. Desse número, 48% adquirem ou utilizam algum tipo de serviço on-line, como aplicativos de carros, serviços de streaming de filmes e de música, ou pedido de delivery, todos dentro de atividades de e-commerce. Os dados apontam que esse crescimento continuará até 2021, e os impactos da covid-19 são os principais motivos para essa aceleração.

“As empresas enxergaram este momento como a melhor oportunidade de crescimento. O motivo é notório, uma vez que, em uma sociedade que avança continuamente no meio tecnológico, a internet se torna o principal meio de consumo da população”, finaliza Guilherme.

(*) – CEO da Flash Courier é graduado em Administração de Empresas pela PUC-RJ e pós em Gestão de Transportes pela Fundação Dom Cabral. É formado pela Harvard Business School em Negócios e Comércio e pela Oxford University em Negociação. CEO da Flash Courier.