Os índices macroeconômicos apresentaram uma melhora no último quadrimestre de 2023, de acordo com um estudo da Nielsen disponibilizado para a Pluxee, parceira global de benefícios e engajamento para o colaborador. Os dados refletem uma maior confiança do consumidor brasileiro, que chegou a 97 pontos no período, atingindo o maior patamar histórico dos últimos quatro anos.
- Alternativas para continuar consumindo, segundo o estudo:
- 35% dos entrevistados escolhem o produto mais barato, independentemente da marca;
- 41% substituem produtos por opções mais baratas como, por exemplo, os cortes de carne;
- 35% preferem comprar com mais frequência em lojas de desconto;
- 24% compram online para buscar ofertas e economizar em idas a lojas físicas;
- 22% usam aplicativos para encontrar ofertas;
- 20% aproveitam programas de fidelidade.
O período marcou o fim do ciclo de alta de juros que impacta nos preços e deve aliviar cenário de endividamento da população brasileira. Foram praticamente dois anos de curva ascendente de juros no Brasil, saindo de uma taxa de 2% ao ano, em setembro de 2020, para 12,25% em dezembro de 2023.
Em junho de 2023, segundo o levantamento da Nielsen, 44% dos consumidores se mostravam cautelosos, contra 41% dos entrevistados em janeiro do mesmo ano, levando em consideração que o consumo básico das famílias representa a maior parte do poder de compra.
- Famílias endividadas:
- 47,6% da renda do brasileiro estava comprometida com dívidas;
- 77% foi o índice de famílias endividadas;
- 30% inadimplentes;
- Base de cálculo: renda média de R$ 2.808,00 e cesta básica de R$ 643,70.
- Pesquisa Pluxee com estabelecimentos parceiros:
- 44,8% repassam aos clientes aos poucos a inflação, porém assumem parte do impacto negativo causado ao faturamento;
- 23% assumem a maior parte do prejuízo;
- 82% dos estabelecimentos entrevistados consideram importantes para a rentabilidade e sustentabilidade dos negócios as vendas realizadas tendo vale-refeição e alimentação como forma de pagamento;
- Pesquisa realizada em junho de 2023.
Em meio a um cenário ainda desafiador para o consumo, vemos um importante direcionamento do brasileiro para aplicativos que disponibilizam ofertas e programas de fidelidade, que vão desde promoções em alimentos e bebidas, passando por descontos em produtos e serviços de bem-estar e saúde, marketplaces e até seguros e assistências, segundo Antônio Aguiar (Tombé), diretor executivo de estabelecimentos da Pluxee
É uma tendência muito popular em economias internacionais, como a americana, e vai muito além de ser apenas uma alternativa para manter o consumo das famílias brasileiras, mas incentiva principalmente a geração de renda de pequenos e médios negócios em todo o País, além de preservar a economia local.
Do ponto der vista dos estabelecimentos comerciais, parcerias com empresas especialistas no setor varejista os ajudam a mitigar e administrar os impactos da inflação nos negócios. Hoje, há no mercado ferramentas de gestão que fornecem dados, tendências e oportunidades para melhorar o fluxo de clientes, além de conteúdo operacional e educativo.
Fonte e outras informações: (www.pluxee.com.br).