Wanderson Leite (*)
Quem nunca acabou arcando com um valor maior do que planejou ao iniciar uma obra ou reforma? Essa é uma situação extremamente comum de ser vista impactada, dentre tantos fatores, pelo déficit nas opções de orçamentos disponíveis, o que acaba influenciando neste encarecimento.
Apesar disso, uma nova queda nos preços dos materiais do setor está sendo percebida no mercado, o que favorece com que este seja um ótimo momento para iniciar construções sem grandes impactos no bolso. Em âmbito geral, é possível notar um aumento em diversos produtos e serviços de setores variados em resposta à variação da inflação e, ainda, à lei da oferta e demanda.
Afinal, quando há um aumento da busca por determinados itens e não é possível encontrá-los demasiadamente no mercado, é normal que seus preços tendam a ser maiores pelas empresas que os ofertam. Essa flutuação dos valores é algo completamente usual em todo o mundo e, quando notamos um período de queda como o de agora, normalmente, ele está relacionado à queda de juros e à estabilidade da inflação, contribuindo que os preços se ajustem e que não haja essa oscilação.
Na construção civil, a extensa gama de desafios enfrentados pelas empresas do setor em 2023 influenciou nesta queda de preços, abrindo espaço para investimentos mais econômicos a serem feitos por aqueles que desejam realizar algum tipo de obra.
A mudança foi compartilhada em dados recentes divulgados pelo IBGE, no Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) de 2023.
Apesar do estudo ter notado que os preços no setor de engenharia civil aumentaram 0,07% em março, a variação percentual foi menor do que a registrada em fevereiro, de 0,15%. O acumulado avaliado pelo Sinapi foi de 2,36% no ano passado, uma variação menor do que os 2,50% em 2022.
Passado o momento conturbado, as informações evidenciam um primeiro ano de retomada econômica para o setor pós pandemia, com um maior ajuste da economia brasileira e, por consequência, dos preços dos materiais da construção civil. Porém, mesmo com essa queda, ainda é possível notar uma diferença considerável nestes valores dentro de uma mesma cidade, como exemplo, devido a um problema muito maior em termos de dificuldade em entrar em contato com esses vendedores.
Por isso, apesar da grande tendência em termos uma movimentação positiva deste mercado como um todo, ainda será necessário realizar uma ampla pesquisa de orçamento antes de finalizar uma compra, tendo paciência em contatar os fornecedores e comparar os preços fornecidos para fechar com aquele que apresentar o melhor custo-benefício. Aqui, para auxiliá-los nesta tarefa, contar com o apoio da tecnologia será uma decisão extremamente favorável.
Isso porque existem muitas ferramentas robustas – muitas delas pautadas na Inteligência Artificial – destinadas a, justamente, ajudar os compradores a enviarem suas solicitações aos vendedores de sua região, de forma que eles retornem com seus orçamentos de forma ágil e em tempo hábil, permitindo aos lojistas uma postura mais proativa no contato com seu público-alvo.
Dessa forma, além dos próprios lojistas poderem ampliar suas vendas e atingir uma maior quantidade de pessoas, os consumidores são beneficiados por uma maior facilidade em adquirir os materiais que precisam.
Mesmo diante dessas soluções, não há como negar que muito ainda precisa ser aperfeiçoado em termos de digitalização pela construção civil, de forma que a população não acabe arcando com valores acima do esperado pela dificuldade em realizar orçamentos e o consequente atraso no desenvolvimento da obra, o que também encarece a contratação da mão de obra.
Por isso, neste cenário positivo que nos encontramos atualmente, é hora de explorá-lo a nosso favor, aproveitando a queda dos preços no setor para utilizar esses recursos tecnológicos a fim de encontrar o melhor custo-benefício nos itens precisos. Estamos diante de uma enorme oportunidade de investimento que, se for bem usufruída com o apoio da tecnologia, favorecerá fortemente a realização de obras sem que pese no bolso da população.
(*) – É fundador do EuConstruindo.com, IA especializada em orçamentos para construção civil; e da Prospecta Obras (https://www.euconstruindo.com/).