37 views 5 mins

Conheça vantagens e desvantagens antes de começar a investir em imóveis

em Destaques
sexta-feira, 21 de junho de 2024

João Victorino (*)

Quando você decide investir em um imóvel, o melhor jeito é começar bem devagar. De preferência, sendo sócio de alguém que entende mais do assunto e que possa te ensinar os caminhos. No entanto, se decidir iniciar esse processo por conta própria, prefira investir em imóveis pequenos, que consigam gerar mais liquidez que imóveis grandes.

Antes de mais nada, vamos lembrar do mantra do mercado imobiliário. O mais importante fator para o investimento em imóvel ter chance de sucesso: localização, localização e localização! Se errar nesse ponto, a chance de dar certo é pequena.

Acredito que o melhor é dar preferência por imóveis que sejam destinados para locação. Nesses casos, é possível usar a experiência de outros locadores na região em que o imóvel está localizado. Desta forma, você descobre facilmente qual é o valor do aluguel de imóveis semelhantes e já define o aluguel que vai cobrar, o que facilita.

Devo frisar que esse investimento, assim como qualquer outro, não dá lucros da noite para o dia. Inclusive, é difícil estimar um tempo específico para que comece a dar um retorno, pois pode variar conforme a localização, o tipo de imóvel escolhido e o atual ciclo de mercado. Em geral, o prazo é de 5 a 10 anos para ver uma valorização significativa.

Porém, para que dê certo e você realmente tenha ganhos com esse investimento, é preciso saber prevenir alguns problemas, como por exemplo, fazer uma análise detalhada do imóvel e da região antes de decidir investir o seu dinheiro. É fundamental verificar a infraestrutura, a segurança e o potencial de valorização.

Além disso, é sua obrigação realizar uma inspeção minuciosa do imóvel (e do condomínio), para identificar problemas estruturais ou de manutenção, a fim de consertá-los o mais rápido possível. Também é seu dever verificar toda a documentação do imóvel para garantir que está em ordem e sem pendências legais.

Neste sentido, vale ter uma reserva financeira para cobrir as parcelas do financiamento, períodos de vacância, manutenção inesperada e outras despesas. Isso vai permitir que você não comprometa o seu orçamento, tendo que desembolsar altas quantias de dinheiro com gastos inesperados, que podem acontecer durante o processo.

O fato é que investir em imóveis não é tão fácil assim, sendo necessário empenho para que seja funcional e gere um bom retorno financeiro com o passar do tempo. Analisando este cenário, decidi fazer uma lista com as vantagens e as desvantagens do investimento em imóveis, para que você possa decidir se é a melhor opção no momento.

Confira as Vantagens:

  1. Valorização do patrimônio: alguns imóveis tendem a valorizar ao longo do tempo, especialmente em regiões em desenvolvimento;
  2. Renda passiva: alugar imóveis pode gerar uma fonte de renda estável;
  3. Segurança: imóveis são considerados investimentos relativamente seguros, menos voláteis do que ações, por exemplo;
  4. Diversificação: adicionar imóveis ao seu portfólio de investimentos ajuda a diversificar riscos;
  5. Proteção contra a inflação: imóveis se valorizam conforme a inflação avança, então acompanhando a inflação, tornam-se uma espécie de “seguros” a seu favor.

Confira as Desvantagens:

  1. Liquidez baixa: imóveis não são facilmente convertidos em dinheiro rápido;
  2. Despesas: manutenção, impostos, inadimplência de inquilinos e possíveis períodos de vacância podem reduzir a rentabilidade;
  3. Complexidade: gerir um imóvel pode ser trabalhoso e requer tempo e esforço;
  4. Riscos de mercado: o mercado imobiliário pode ser afetado por crises econômicas, mudanças nas políticas governamentais e outros fatores externos.

(*) – É administrador de empresas, professor de MBA do Ibmec e especialista em finanças pessoais. Idealizou e lidera o canal A Hora do Dinheiro (https://ahoradodinheiro.com.br/).