A logística de bebidas é uma das mais desafiadoras, uma vez que o processo vai além do transporte, compreendendo áreas como controle de estoque e armazenagem adequada, por exemplo. Logo, este segmento demanda atenção dobrada, diante das inúmeras particularidades, regulamentações específicas e, principalmente, do manuseio ainda mais delicado.
O segmento de bebidas e alimentos é extremamente guiado pela excelência, especialmente voltado para atender os clientes em tempo. Não à toa, o setor demanda uma logística eficaz e uma série de cuidados a serem tomados para abastecer desde pequenas regiões até o país inteiro. De modo geral, esta indústria possui diversas premissas e KPIs e é constantemente regida pelas características e restrições de cada cliente como Tempo de Serviço em cada local e janela de atendimento.
Nesse sentido, a operação de entrega ou coleta será completamente diferente se o atendimento for em um cliente em potencial situado em um local de fácil acesso, se comparado a outro parceiro de menor expressão, mas localizado em uma região totalmente movimentada e de difícil acesso.
De acordo com o relatório da Kirin Holdings Company, publicado em dezembro de 2022, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial dos maiores consumidores de cerveja, com 14.550 quilolitros e 69,7 litros por pessoa. Não à toa, o país atinge altos níveis no consumo de bebidas que, inclusive, representam 20% do faturamento da indústria alimentícia brasileira.
Pensando nisso, Lucas Canibal, Senior Sales Manager da Drivin Brasil, scale-up e partner tecnológico que otimiza os processos logísticos de transportes líderes no mercado, elencou abaixo quatro desafios na logística de bebidas, afinal além da produção, o transporte demanda muita atenção. Confira:
- – Comunicação – Quando falamos sobre a cadeia da distribuição de bebidas, há inúmeros negócios envolvidos. Desde fornecedores para fabricação até o transportador final, o que não falta é logística. Segundo Canibal, o maior desafio do setor é o alinhamento da comunicação entre todos os envolvidos em cada etapa. A comunicação proativa neste segmento é fundamental, principalmente com relação à operação. Caso o diálogo não seja conduzido corretamente, certamente o abastecimento contínuo da empresa será prejudicado.
“O investimento em ferramentas tecnológicas que permitam a centralização de todas as informações e acesso aos envolvidos é imprescindível. Aqui, a omnicanalidade desempenha um papel crucial não apenas na relação entre cliente e empresa, mas também na interação com fornecedores, especialmente em situações de urgência, assegurando uma resposta ágil e com foco na solução do problema”, pontua Lucas.
- – Rastreabilidade – A demanda desse segmento é de remessas rápidas e seguras. Logo, para garantir tais requisitos somente com acesso ao rastreio. A rastreabilidade no setor alimentício é fator decisivo na hora da compra, tanto para o consumidor final quanto para os lojistas. Inclusive, atributos como ativos retornáveis e logística reversa são essenciais.
“Implemente sistemas eficientes de rastreamento e controle de estoque, a fim de monitorar em tempo real o movimento. Esta prática minimiza desperdícios e ainda garante que os produtos estejam disponíveis quando necessário”, destaca Canibal.
- – Armazenamento Adequado – A validade de um produto depende especialmente do tipo de bebida, da embalagem escolhida e do armazenamento adequado. Logo, certifique-se de ter espaço suficiente para armazená-las de forma segura e adequada, considerando as condições climáticas.
Além disso, cada tipo de embalagem demanda uma atenção especial para transporte, ou seja, algumas não podem ser acomodadas na horizontal, enquanto outras podem ser verticalizadas. Atente-se aos cuidados necessários para evitar riscos e danos, particularmente para bebidas que precisam ser mantidas em temperaturas específicas.
- – Custo – O transporte de bebidas exige equipamentos tecnológicos, equipe qualificada e rotas otimizadas, a fim de diminuir o risco de avarias e rastreabilidade integral. Com isso, os cuidados na preparação do envio também encarecem o custo.
“A logística de bebidas é complexa e demanda um planejamento enxuto do B2C para o mercado. Porém, para que ela seja eficaz, os custos baixos não compensam. Hoje, atrelar custo competitivo a esse modelo é um dos principais desafios logístico”, conclui Lucas. – Fonte e outras informações: (https://driv.in/pt/comeco).