Uma pesquisa recente, com mais de 80 gestores de times de segmentos como tech leads, product managers, desenvolvedores, entre outras áreas, feita pela Bossa Box em conjunto com o IFTL, edtech voltada para o desenvolvimento de líderes, e outras empresas, mostrou que das habilidades ou conhecimento que os líderes precisam estar atentos, 27,4% dos respondentes escolheram o “alinhamento de metas claras e realistas com a alta liderança”.
Já a segunda opção, com 26,2%, é a “comunicação eficaz entre equipes de outros departamentos”. Diante deste cenário, e compreendendo que essas habilidades têm impacto direto no alinhamento estratégico e na retenção de profissionais de tecnologia, que ainda é comum no mercado, Danrley Morais, CTO e cofundador da edtech, traz quatro dicas para ter uma comunicação assertiva e integrada em times de tecnologia. Confira:
- – Alinhamento estratégico – Regularidade nas reuniões estratégicas entre a camada C-level, diretoria e a liderança da empresa. Isso depende do estágio em que o negócio se encontra, mas é algo que pode ser feito a cada mês, trimestre ou semestre. O objetivo dos encontros é garantir que os envolvidos tenham um entendimento claro referente aos direcionamentos estratégicos da companhia.
Além da análise SWOT, que é uma dinâmica interessante para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio, outra prática recomendada é o mapeamento dos (Objectives and Key Results (OKRs) para estabelecer metas claras e mensuráveis, alinhadas aos Key Performance Indicators (KPIs).
É importante também incorporar feedback contínuo de todas as áreas, utilizando métodos como as retrospectivas, para ajustar as estratégias em tempo real. Dessa forma, a empresa consegue não apenas identificar desafios, mas também promover um ciclo contínuo de aprendizado e adaptação, o que é crucial para o crescimento sustentável.
- – Alinhamento tático – Muito antes de começar o planejamento com os liderados, é importante fazer uma reunião que envolva tech leads, product designers, product managers, desenvolvedores, product owners, entre outras áreas, com o objetivo de debater previamente sobre as principais dores e necessidades dos usuários, assim como as possíveis soluções a serem criada. A intenção aqui é sair da reunião com as principais tarefas definidas e otimizar o tempo de planejamento com o time de engenharia.
- – Alinhamento operacional – Outro passo antes de começar o planejamento é o responsável pelo produto a ser criado apresentar, em números, sempre que possível, os principais impactos, por meio de um planejamento, o objetivo do sprint que será planejado. O foco é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.
Após, é o momento de reunir o time de engenharia, dividir as principais tarefas identificadas pelo time tático em tarefas menores e determinar quem será a pessoa responsável por cada atividade, bem como estimar o tempo que será gasto para desenvolver cada uma delas.
- – Reuniões periódicas – Sejam alinhamentos diários, semanais ou quinzenais, o importante é ter uma rotina de encontros com a equipe. O propósito dessas reuniões é falar sobre as atividades que estão sendo feitas e abordar possíveis bloqueios que estejam afetando o andamento das tarefas.
Vale ressaltar que discussões técnicas devem ocorrer em outro momento, para não tomar tempo de toda a equipe. É importante, ainda, definir regras para garantir que caso alguém eventualmente não possa estar presente na reunião, essa pessoa possa atualizar o time por meio da ferramenta de comunicação que a empresa utiliza.
Ter o hábito e/ou criar a cultura de uma comunicação assertiva entre os times de forma assíncrona, e muitas vezes com pessoas não técnicas, é um grande desafio nas empresas. – Fonte e mais informações: (https://www.iftl.education/).