Empreendedores que optam por criar um site para buscarem novas oportunidades de negócios ou clientes precisam ficar atentos com os dados compartilhados, assim como qual é a melhor maneira de se destacar no ambiente virtual.
Para ajudar com essas e outras informações, a Lívia Lampert, gerente de marketing e produtos na KingHost, empresa de hospedagem de sites e soluções digitais para empreendedores e desenvolvedores, elaborou 5 dicas de como montar um site para ser um cartão de visitas digital.
- – Principais informações – As informações que o site deve ter são respostas às perguntas mais frequentes que os clientes fazem sobre o negócio. Por isso, é sempre interessante observar as dúvidas mais comuns dos clientes e buscar construir conteúdos e páginas no site que prontamente respondam a essas dúvidas.
De forma mais genérica, os clientes costumam buscar informações sobre:
O que a empresa faz (serviços, produtos que oferece); quanto custa (ou como solicito um orçamento, em casos de serviços customizados); como comprar (ou contratar, no caso de serviços); como entrar em contato; além dos dias e horários de funcionamento. Se tem presença física também, é interessante ter informações sobre os endereços, de preferência integrado a algum mapa para facilitar o planejamento do deslocamento.
- – Ganhando destaque dos concorrentes – Ao criar conteúdos comparativos você está ajudando o cliente na jornada de compra enquanto avalia potenciais fornecedores e toma sua decisão. Criar gráficos ou tabelas comparativas é uma ótima maneira de se destacar. Ao fazer este comparativo, ele deve ser neutro e compatível com a realidade, pois é necessário criar um vínculo de confiança com o cliente, ajudando-o a ver as diferenças entre concorrentes.
Ao humanizar sua marca também é uma forma de ganhar destaque dos concorrentes. Mostre sua marca a partir das pessoas que fazem parte dela, seja por meio de conhecimento compartilhado por especialistas, reviews de clientes sobre seus produtos ou serviços.
- – Tente obter um bom ranqueamento em buscadores de internet – São mais de 200 fatores conhecidos que influenciam o ranqueamento de um site em buscadores mas, para começar, vale se debruçar nos mais importantes. É necessário que o seu site seja veloz e tenha uma boa navegabilidade, que ele seja feito primordialmente para acesso via dispositivos móveis, tenha conteúdo original e seja aprofundado nas principais dúvidas que seus clientes costumam ter.
- – Mantenha o seu site sempre online – Para um site estar no ar, existem dois pré-requisitos: ter um endereço para acesso (também conhecido como domínio), e estar hospedado em um servidor. Uma vez que estes dois serviços estejam contratados, basta manter o serviço ativado. O registro do domínio é, por padrão, contratado para um período de 12 meses, devendo ser renovado 1 vez por ano.
Já o serviço de hospedagem de sites costuma ser contratado no formato “as a service”, ou seja, pagando um valor pequeno por um determinado período (geralmente mensal, trimestral ou anual), necessitando também a renovação do serviço a cada final do período para dar continuidade.
- – Mantenha o seu site atualizado – O conteúdo pode ser atualizado na medida em que a informação fica desatualizada. Não é a frequência ou a quantidade de novos conteúdos que mais influencia no bom ranqueamento ou numa melhor experiência do cliente no site. Deve-se evitar apenas ter informações desatualizadas nas páginas, visto que podem gerar falsas expectativas no cliente e pôr em risco a credibilidade do que está apresentado no site. – Fonte e outras informações: (https://king.host/).