Uma pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial estima que, até 2022, cerca de 54% dos funcionários das empresas precisarão de novas capacitações e qualificações
No entanto, dominar novas habilidades tecnológicas, como Inteligência Artificial e robótica, é apenas parte do quebra-cabeça. Haverá também uma demanda por habilidades humanas, como pensamento crítico, negociação, empatia e resolução de problemas complexos.
Nas grandes organizações, executivos de RH estão começando a ter orçamento para a transformação digital e já fazem parte das decisões estratégicas sobre o redesenho das empresas. Assim, novas soluções digitais para recrutamento, incorporação e trabalhos digitais chegam ao mercado. À medida que o capital humano volta a ser considerado como um ativo estratégico nas empresas, o papel do RH na transformação digital se torna estratégico.
Tente iniciar uma conversa com um profissional de RH de qualquer lugar do mundo, e garanto que o diálogo se voltará para como o mercado de trabalho está passando por uma grande transformação. Atualmente, a pergunta mais comum nos lábios de todos é: como profissionais de RH, como preparamos as pessoas e a infraestrutura de negócios para enfrentar os desafios dessa nova era automatizada?
À medida que a Indústria 4.0 se desenvolve, ela muda completamente a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos. O Fórum Econômico Mundial a descreve como “uma fusão de tecnologias que estão apagando as linhas que separam as esferas física, digital e biológica”, e que causarão uma disrupção generalizada nos locais de trabalho.
Embora seja impossível prever seu impacto exato, já estamos vendo as marcas que a inteligência artificial (IA) e a automação deixam nas indústrias. Com esses importantes avanços em andamento, acho essencial que nós, como profissionais de RH, comecemos a nos preparar desde já.
São questões que vão impactar a vida cotidiana de milhões de pessoas em todo o mundo. Portanto, é natural concluir que, como especialistas em “pessoas”, profissionais de Recursos Humanos são fundamentais para impulsionar a inovação. Com isso em mente, recentemente a Orange Business Services convidou líderes do setor de diferentes países para ingressar em um novo Laboratório de Inovação em RH para compartilhar as melhores práticas, conhecimentos e experiências da área sobre as últimas tendências e usos da transformação digital.
Estamos diante de uma mudança cultural e de papéis. Muitos sugerem que o 5G, a IA, a análise e a automação de dados não apenas alteram os requisitos de habilidades, mas também substituem determinados trabalhos. Sim, algumas funções desaparecerão, mas, olhando por uma perspectiva positiva, a IA tem o poder de aliviar tarefas repetitivas, permitindo que as pessoas apliquem suas habilidades e conhecimentos a tarefas de negócios mais interessantes, atraentes e de alto valor para suas funções.
O objetivo do Orange Labs, o Laboratório de Inovação em RH do Grupo Orange, por exemplo, é medir o impacto da tecnologia nos negócios, identificar projetos de coinovação e iniciativas experimentais. Sabemos que, sem pessoas, uma organização não pode se transformar. As equipes de RH devem dar o exemplo através do uso de ferramentas digitais e análise de RH para ajudar as pessoas a entenderem onde elas se encaixam em uma organização e como elas devem se adaptar à chegada de novas tecnologias.
Nosso papel como líderes é traduzir os dados em conselhos concretos para os líderes de negócios sobre quais habilidades serão necessárias e como elas podem ser implementadas, além de facilitadores e impulsionadores da transformação. Isso significa assumir um papel muito mais estratégico na definição do trabalho do futuro.
(Fonte: Paz Fonteboa, diretora de RH da Orange Business Services na Europa (www.orange-business.com).