As férias de verão são um período propício para descansar a mente e realizar atividades em família. Por que não aproveitar esse momento para incentivar o hábito da leitura? Ler contribui para ampliar o conhecimento, desenvolvimento e para expandir o imaginário das crianças e adolescentes. Além disso, a atividade pode ser um momento de lazer bem divertido.
Uma pesquisa da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, comprovou que a leitura provoca no cérebro humano sensações como se o leitor tivesse realmente vivido o momento do livro.
“A leitura proporciona uma viagem entre ações, personagens, temas e lugares propostos no livro, essa atividade pode ser realizada de diversas maneiras no período das férias, acessando memórias e repertórios das crianças e adolescentes e proporcionando um momento de muita diversão”, revela Gillys da Silva, diretora do Marista Escola Social Ecológica.
. Projeto estimula a leitura durantes as férias – Com o objetivo de incentivar a leitura dos alunos, o Marista Escola Social Ecológica, que atende gratuitamente crianças e adolescentes, em Almirante Tamandaré (PR) criou o projeto de Sacolas Literárias, em que os estudantes podem retirar livros na biblioteca da escola e levar para casa para que toda a família possa se beneficiar.
“Durante a pandemia, surgiu a necessidade de levar a biblioteca até os estudantes, oportunizando o acesso à leitura, por isso durante as férias o projeto continua para incentivar momentos de aprendizagem e entretenimento com os livros”, reforça Gillys. O acesso aos livros e outras ferramentas de leitura incentiva as crianças e os adolescentes. A especialista dá dicas de como realizar ações e atividades para incentivar a leitura:
. Aproveite para brincar enquanto lê – O momento da leitura também pode acessar a memória e o repertório tanto das crianças quanto dos adultos. Por isso, aproveite para construir brincadeiras com as narrativas presentes nos livros. “Por exemplo, se na história do livro tem um barco navegando, os pais e crianças podem fazer esse barco de massinha, ou outros itens que tenham em casa, essas intervenções ajudam a ativar ainda mais a imaginação e o lúdico”, sugere Gillys.
. Comece aos poucos – Para aquelas crianças e adolescentes que não têm o hábito da leitura, respeitar o espaço e o tempo é fundamental. Uma sugestão é começar aos poucos incentivando a leitura de poucas páginas por dia, sem pressa para terminar o livro ou pressão para continuar os próximos.
. Utilize outras ferramentas para mostrar as histórias – Filmes, desenhos, séries e peças de teatro também contam muitas histórias retiradas de livros e, com a pandemia,muitos são os conteúdos disponibilizados gratuitamente na internet. Aproveite para mostrar que muitas pessoas gostam da mesma história, que aquele personagem é conhecido no mundo todo. Assistir a um filme também é uma ferramenta para descobrir novos ângulos.
. Procure descobrir os temas que mais atraem – É normal as crianças e adolescentes gostarem mais de determinados temas. Esse interesse pode contribuir na escolha dos títulos. “Todas as crianças possuem fases e gostam de determinados assuntos, estimular essa escolha para iniciar o hábito da leitura pode contribuir para que eles se sintam mais confiantes e curiosos”, afirma a diretora.
. Embarque junto na viagem – O incentivo dos familiares também auxilia que as crianças e adolescentes queiram compartilhar o livro em que estão envolvidos no momento. Se o livro contar uma história de outro país, por exemplo, uma visita virtual na internet pode mostrar como aquele local é hoje. Ou se a história se passa em um cenário com muitas plantas, porque não aproveitar para fazer algum projeto no jardim de casa ou em um vasinho? “Podemos transformar aquele momento de leitura em aprendizado e diversão”, reforça Gillys.
Fonte: (www.maristaescolassociais.org.br).