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Como escolher a tecnologia ideal para crescer com gestão estratégica

em Destaques
terça-feira, 04 de fevereiro de 2025

Aumentar a eficiência para um crescimento estratégico exige análises cuidadosas das soluções disponíveis; entenda o que se deve observar

Quase 60% das pequenas e médias empresas (PMEs) têm a intenção de expandir neste ano, segundo estudo realizado pelo Instituto Locomotiva para o Itaú Empresas. Esse otimismo reflete não apenas a vontade, mas também a habilidade dessas organizações em se adaptar rapidamente às novas demandas do mercado. No entanto, para que esse crescimento seja consolidado de maneira sólida e sustentável, as empresas devem investir de forma estratégica em tecnologias avançadas, especialmente aquelas voltadas para a gestão dos negócios.

“Soluções tecnológicas, como sistemas de gestão empresarial (ERP), ferramentas de CRM, softwares de controle financeiro e plataformas de automação, são ótimas nesse processo. Elas permitem automatizar tarefas, reduzir erros, economizar tempo, tomar decisões mais assertivas com base em dados e, consequentemente, melhorar a experiência dos clientes”, comenta William Santos, diretor comercial da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).

Escolher a tecnologia ideal, entretanto, exige uma análise cuidadosa. O primeiro passo é entender as principais necessidades do negócio e identificar áreas que demandam maior eficiência, considerando o porte e o segmento da empresa — afinal, a solução que funciona para o varejo pode não atender bem uma prestadora de serviços, por exemplo. Soluções escaláveis garantem que a tecnologia acompanhe o crescimento sem a necessidade de substituições.

Outro aspecto a observar é a reputação do fornecedor; optar por empresas consolidadas, que ofereçam suporte técnico eficiente e sejam bem avaliadas, reduz os riscos. Por fim, o custo-benefício deve ser analisado não apenas pelo preço inicial da ferramenta, mas também pelo impacto positivo que ela terá na operação.

Treinar a equipe ajuda a reduzir a resistência às mudanças e garantir que todos aproveitem ao máximo as funcionalidades da solução escolhida. Para ser bem-sucedida, a implantação deve ser feita de forma gradual, evitando rupturas bruscas nos processos já estabelecidos. Assim, é necessário também monitorar os resultados e estar preparado para fazer ajustes conforme necessário, otimizando o uso das ferramentas.

“É altamente recomendado considerar soluções que ofereçam escalabilidade, inteligência artificial para otimização de processos e análise de dados em tempo real, além de garantir a segurança e a integração entre diferentes sistemas. Em 2025, empresas que buscam uma transformação digital bem-sucedida precisam priorizar tecnologias que promovam a agilidade operacional e a personalização da experiência do cliente, criando um ecossistema que potencialize decisões rápidas e fundamentadas”, finaliza William.