Seja por desejo ou necessidade, o empreendedorismo vem conquistando, cada vez mais, profissionais que anseiam e desejam criar sua própria marca. Porém, em um mercado cada vez mais volátil e competitivo, é preciso ir além dos conceitos básicos que prometem o sucesso de uma organização, como uma boa gestão operacional, um rígido controle financeiro, além de qualidade nos produtos e serviços ofertados.
Para se destacar da concorrência e consolidar uma posição de valor e referência, é preciso ir além do óbvio e do facilmente copiável, ou seja, é necessário agregar valor à sua marca e criar uma conexão forte com seus clientes.
Poderoso diferencial competitivo, a comunicação de valor é uma ferramenta importante no processo de posicionamento da marca, sendo responsável por transmitir os valores e a mensagem principal da empresa, fortalecendo e concretizando o relacionamento singular entre a marca e o público.
“Quando você fortalece os laços com o seu cliente e proporciona a ele experiências únicas e personalizadas, você cria uma conexão que transcende os limites da preferência da sua marca, tornando-a única na decisão final dele”, revela Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1), especializada em construção e gerenciamento de marcas.
De grande importância para o posicionamento da empresa, essa ferramenta deve ser cuidadosamente pensada, planejada e estabelecida, a fim de gerar resultados positivos e produtivos para a organização.
“Comunicar o valor da sua marca não é algo que possa ser feito da noite para o dia, como muitos prometem. Ela deve ser constante e sólida, funcionando como o alicerce que a sua empresa precisa para se manter durante anos, o que demanda um processo mais elaborado para tal”, explica o empreendedor.
Mas afinal, o que é preciso para construir uma marca de sucesso? Igor lista, a seguir, cinco etapas principais para quem deseja se destacar no mercado e conquistar uma relação de confiança e proximidade com o público. Confira:
1.- Briefing – O primeiro passo para construir um posicionamento forte e bem consolidado, compreende-se na elaboração de um briefing completo e detalhado. É preciso fazer o levantamento de todas as informações referentes à empresa, bem como os seus produtos e serviços a serem oferecidos.
O documento deve conter o maior número de informações sobre a marca, como: público-alvo, objetivos e propósitos, cenário do mercado, concorrência, pontos fortes e fracos da empresa, bem como as oportunidades e ameaças que ela possa vir a sofrer, dentre outras informações. É preciso conhecer para criar, por isso, o autoconhecimento é de suma importância nesta primeira etapa de construção.
- – Percepção de marca – Após o levantamento de todas as informações, diretas e indiretas à empresa, é chegado o momento de aprofundar o conhecimento, a fim de criar o posicionamento da marca. Nesta etapa, é onde definimos a personalidade da empresa, assim como quem são suas personas, ou seja, as representações fictícias do seu cliente ideal, para entender qual é o perfil e o comportamento do seu consumidor, com o objetivo de criar mais afinidade e identificação com ele.
A personalidade da marca é um dos elementos principais que permite criar as conexões emocionais e afetivas com o público, compreendendo o conjunto de características associadas a ela, como confiança, inteligência, carinho, acolhimento e cuidado. É neste passo que é possível concretizar o diferencial da empresa perante a concorrência. A partir do momento em que você conhece o seu público, é possível definir qual o tipo de relacionamento que você vai ter com ele.
- – Proposta de valor – Para se diferenciar no mercado e na vida de seu cliente, é preciso entregar além de um produto ou serviço de qualidade. A proposta de valor da empresa é a experiência que o seu cliente irá protagonizar, ou seja, a satisfação que público tem para com a sua marca.
Porém, para que essa proposta de valor seja alcançada de maneira eficaz e verdadeira, ela deve condizer com as qualificações e competências da empresa. Assim, você não vai prometer algo que a empresa não é capaz de cumprir, resultando na frustração do cliente e prejudicando a imagem da marca perante o mercado.
- – Voz da marca – Uma marca de sucesso é aquela que consegue estabelecer uma comunicação objetiva e transparente com o seu público, deixando claros seus objetivos e propósitos. Definida por um conjunto de ações que expressam a forma como a empresa se comunica no mercado, a voz da marca representa um papel importante: o de encantar e fidelizar os clientes.
Ela funciona como a síntese clara e objetiva do que representa a missão, a visão e os valores da empresa, por isso, é tão importantes que seja cuidadosamente pensada e planejada, a fim de evitar possíveis ruídos de comunicação que possam prejudicar o entendimento e o relacionamento do público com a marca.
- – Design – Por fim, depois do levantamento de todas as informações, estudos, conteúdos e estratégias, é chegado o momento de materializar essa comunicação, com a elaboração de um logotipo, que é a representação gráfica da marca e a primeira impressão que o público tem dela.
Uma marca de sucesso expressa, direta e indiretamente, as características cruciais para sua prosperidade. Ícones, fontes, cores, disposições e figuras são essenciais para o reconhecimento, identificação e criação de valor da marca e impactam diretamente na mensagem que a empresa passa para seus clientes e para o mercado em que está inserida.
Para criar uma marca de sucesso e reconhecimento no mercado, é essencial investir, também, em uma comunicação forte, assertiva e verdadeira com o seu público, visto que a personalidade da empresa e a relação da marca com os clientes são virtudes que não podem ser copiadas ou padronizadas, funcionando como poderosos diferenciais competitivos que ajudam a garantir o sucesso da organização. – Fonte e outras informações: (https://www.agenciaquarium.com.br/).