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Como calcular o Retorno sobre Investimento de um evento online

em Destaques
quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Promover um evento online tem um custo. O que o ROI (Retorno sobre o Investimento) pretende é justamente analisar se, em comparação com o que custou, esse evento gerou efetivamente algum retorno financeiro. Mas, essa informação é obtida a partir da reunião e análise de uma série de dados.

Calcular o ROI do seu evento online não é uma missão complexa. Basta subtrair o custo total do seu evento da receita total de vendas e dividir pelo custo total do evento. O resultado então será multiplicado por 100 para que obtenha um percentual. Caso o ROI aponte 100%, significa que houve o dobro do investimento. Se você acha muito complicado fazer esse cálculo por conta própria, é possível usar essa calculadora online gratuita.

Portanto, a finalidade do ROI é entender qual foi a receita em comparação ao custo. Mas, há também ajustes que podem medir o valor líquido dos esforços considerando fatores como oportunidades de vendas ou conscientização para uma causa desencadeada pelo evento.

Diferenças entre ROI e ROO – Embora os termos sejam bastante semelhantes, existem diferenças essenciais entre ROI e ROO que precisam ser consideradas. ROO é o retorno sobre objetivo. Para definir isso, é importante estruturar um objetivo central para o evento que seja claro e muito bem determinado. Muitas vezes, os resultados não são tangíveis, mas atingem o objetivo central.

Alguns exemplos, e que são objetivos bastante comuns em eventos, são:

engajamento do público interno;
geração de contatos e relacionamento;
prospecção de novos clientes;
reconhecimento de marca entre outros.

Para esses índices a medição de receita pode não trazer resultados tão interessantes. O ideal é, por exemplo, medir o número de participantes e a cobertura da imprensa local, se a ideia é divulgar mais a sua marca.

Calcular o ROI é muito importante, mas existem muitos outros indicadores que são fundamentais quando falamos desse tipo de evento. Veja algumas métricas que você pode utilizar para entender o sucesso de seu evento:

. Número de inscrições- Verifique quantas pessoas se inscreveram para participar de seu evento. Também é possível medir por live, considerando quantas pessoas assistiram a cada uma das atrações, entendendo assim quais tiveram maior aceitação. Esse é um índice simples de ser medido e que pode ajudar na estruturação de eventos online futuros e as atrações que você pretende reunir para isso.

. Tempo de navegação – Também é importante entender quanto tempo em média os internautas passaram no seu evento e quais foram as salas mais acessadas ou que mantiveram a audiência por mais tempo. Assim você obtém importantes insights sobre a atratividade do conteúdo e quais deles fizeram mais sucesso nesse quesito.

. Abertura de e-mail – Uma das etapas mais importantes do marketing pré-evento é enviar e-mails para pessoas que se inscreveram e demonstraram algum interesse em participar. Mas, tão importante quanto disparar essas mensagens é analisar se elas efetivamente são lidas. Em seguida, verifique quantas pessoas efetivamente clicaram em algum link presente na sua mensagem.

. Engajamento do público – O engajamento é, sem dúvidas, um dos diferenciais do evento promovido em canais digitais. E se você quer não somente calcular o ROI do seu evento online, mas entender efetivamente o quanto ele foi bem aceito pelo público, medir engajamento é fundamental.

Para isso, use enquetes, pesquisas de satisfação e outros tipos de resposta que possam direcionar o quanto o público está satisfeito com o evento. Defina pontuações que fazem sentido para o seu negócio, seja de 0 a 10 ou com diretrizes como “satisfeito, muito satisfeito, insatisfeito, muito insatisfeito”, entre outras.

. Engajamento com patrocinadores – Os patrocinadores são parte essencial da realização e do sucesso de um evento online. Nesse sentido, medir o quanto de interação ocorreu com essas marcas é muito importante!

. Engajamento na mídia social – As mídias sociais são ótimas para divulgação e também geram indicadores muito fáceis de serem medidos. Analise quantas pessoas estão se engajando, promovendo ou falando sobre seu evento nos canais de mídia social. Crie uma hashtag própria e estimule o uso para rastrear com mais facilidade e ampliar o alcance.

. Como maximizar o ROI do evento online – Para maximizar o ROI você precisa aumentar a receita. Isso pode ser feito através da diminuição de custos do seu evento. Além disso, invista em qualidade e aposte em técnicas de marketing digital para aumentar o engajamento e o marketing orgânico, o que pode ajudar bastante a economizar com posts e anúncios patrocinados.

Outra dica importante é que você invista em plataformas de eventos que ajudem a otimizar as tarefas, fazendo com que a organização de seu evento seja potencializada. Enfim, calcular o ROI do seu evento online e entender o quanto o evento rendeu financeiramente podem servir também de parâmetro para a organização de próximas edições. A mensuração de resultados é uma etapa importante no pós-evento. – Fonte e outras informações: (http://evnts.com.br).