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Como as franquias podem crescer com a prática de compra conjunta

em Destaques
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

As redes associativas — que reúnem empreendedores com objetivo de ganhar competitividade e ter mais chance de crescimento, além de acesso a novos mercados por meio da compra conjunta — são exemplos de entidades que estão facilitando a otimização de resultados para franquias. É o que está ocorrendo na Área Central, empresa especializada na gestão de centrais de negócios, que tem observado o comportamento e a performance de franquias nesse segmento.

O modelo de trabalho que se encaixa no cooperativismo é, certamente, um atrativo para empresas que almejam unir forças em prol do mesmo objetivo, apesar do cenário favorável do mercado. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias apresentou uma variação positiva de 8,4% em sua receita, com um avanço de R$ 168,177 bilhões para R$ 182,381 bilhões no último ano.

As franquias também estão acelerando momentos que poderiam demorar bem mais para ocorrer caso fossem trabalhados em uma operação de mão única. “No mercado atual, com mais e mais empresas disputando o mesmo nicho, os empresários precisam encontrar novas formas de pensar e fazer negócios para sobreviver. Uma dessas maneiras é a atuação em conjunto com outros players, de maneira associada.

O objetivo dessas parcerias é obter vantagens estratégicas e agregar valor aos produtos e serviços comercializados, beneficiando os clientes”, contextualiza Jonatan da Costa, CEO da Área Central.

De forma prática, as franquias estão conseguindo novas oportunidades e benefícios, aumentando as chances contra a concorrência, mesmo frente a grande competitividade. As compras conjuntas fortalecem os franqueados e ajudam a superar as dificuldades em mercados cada vez mais competitivos. Entenda os principais benefícios:

. Economia e variedade de produtos – Ponto importante para equilibrar as finanças, a economia e a variedade de produtos é um dos grandes pilares da economia compartilhada. A partir das compras conjuntas, as franquias conseguem gastar menos, ganhar mais e utilizar dinheiro de maneira mais estratégica em outros setores do negócio.

“Os modelos organizacionais baseados na associação e no compartilhamento pressupõem a união de empresários com o intuito de se tornarem mais competitivos. Por isso, é importante ter em mente que o processo de compras conjuntas é o carro-chefe dos negócios e merece atenção, pois gera economia direta para a empresa”, finaliza Jonatan.

. Planejamento de ações em grupo – Ao partilhar ações associativas, empreendedores podem investir mais tempo em fases como a de planejamento, que é essencial para a manutenção e expansão de qualquer negócio. Esse é um caminho facilitado para atingir um eficiente e assertivo plano de ação.

. Troca de experiências – A troca de experiências é um dos maiores retornos imediatos de quem se alia às compras conjuntas. Os membros podem compartilhar vivências tanto no que se refere ao âmbito profissional quanto pessoal, já que esses dois eixos facilmente acabam por se cruzar.

Nas conversas, é possível levantar debates úteis advindos dos erros, acertos e caminhos tomados. Ao se permitir ouvir o que os outros têm a dizer, é possível obter significativos insights, de modo a elevar a atual estratégia de negócio.

. Assertividade nas decisões – Na prática, com a expansão dos olhares, as assertividades vão se tornando mais exatas, sobretudo, quando os integrantes estabelecem uma comunicação alinhada, ponto este fundamental para ampliar a participação no mercado por meio de medidas bem estruturadas.

Esses são alguns exemplos dos benefícios das compras conjuntas. Qualquer segmento que tenha uma rotina ativa de compra, havendo uma demanda por quantidades altas e frequentes, pode se beneficiar com essa prática. Com o auxílio de especialistas no assunto, essa é uma oportunidade para empresas virarem a chave para o sucesso. – Fonte e mais informações: (https://www.areacentral.com.br/).