Construir uma comunicação que não seja apenas útil, mas alinhada com a perspectiva de negócios e comunique uma só narrativa em todas os canais é extremamente necessário para uma comunicação efetiva. Além disso, a prática possibilita a transmissão da narrativa e ação em conjunto com os objetivos de negócios.
Pensando nisso, a aboutCOM, agência de comunicação especializada em atendimento a empresas de tecnologia, explica por que uma visão integrada da estratégia de comunicação e marketing é importante para empresas tech. Traçar uma estratégia de sucesso consiste em pensar um planejamento de comunicação em que cada etapa esteja integrada à outra, em diferentes frentes, sendo que todas elas são interdependentes para o sucesso da organização.
“Considerando os produtos e ações de comunicação em um planejamento único e coeso, a comunicação integrada proporciona visibilidade e reconhecimento da marca”, comenta Flavia Sobral, diretora da aboutCOM.
A comunicação integrada tem como principal prerrogativa a gestão da estratégia de comunicação.
Sendo o oposto das ações sazonais ou pontuais, a comunicação integrada leva em consideração todas as etapas do funil de comunicação e diferentes meios e formatos, criando uma uniformidade no discurso da empresa.
• Integração: ser integrada se trata de reconhecer e considerar o todo. Ou seja, um único fio que desenha toda a comunicação da empresa irá permear todos os pontos de contato, unificando e integrando a narrativa.
• Unificação: com um mercado cada vez mais exigente, o sucesso de uma empresa não depende mais apenas de uma campanha genial ou de um evento. Ela deve ser construída considerando os 365 dias do ano, as mais variadas inserções e formas de atuação e prospecção, online e offline.
• Abrangência: a comunicação integrada é baseada em um planejamento que considera as diferentes personas do negócio, as diferentes etapas do funil de comunicação, mídias e, é claro, a visão e os valores daquela empresa.
• Qualificação: a existência de equipes mais enxutas e a necessidade de agilidade acaba resultando numa lista de prioridades que deixará de lado alguns recursos que poderiam ser essenciais para ampliar a visibilidade da marca.
Com a procura por outras pessoas para a realização de ações especializadas, é possível que a empresa caia no erro de recorrer a uma multiplicidade de agências especializadas para uma atuação pontual, sazonal, que não é retomada, mantida ou conectada às demais.
Esta visão permite entender os objetivos do negócio e trabalhar com as ferramentas necessárias para atender à estes objetivos. No dia a dia, isso se traduz em um trabalho coeso que respeite a narrativa, sem acarretar em uma comunicação “frankenstein” – em que as partes se unem ao todo de forma artificial ou forçada.
Por isso, estabelecer uma comunicação integrada está muito alinhado com a perspectiva T2H, Tech to Human: pensar a tecnologia feita por e para resolver os problemas reais das pessoas em seus cotidianos, seja no trabalho, no lazer ou em casa.
O futuro da comunicação para o mercado B2B aponta a necessidade de estratégias de comunicação pensadas para marcar presença onde está a persona, considerando suas dores e suas necessidades, levando sempre um discurso único, que será reafirmado em todos estes canais.
“Construir um discurso humanizado e uma imagem consolidada da empresa é tarefa que deve estar prevista no planejamento de comunicação. Partindo da visão integrada, considere canais e mecanismos importantes para o mercado de tecnologia, construindo uma visibilidade ampla, demonstrando sua expertise e diferencial de negócio, trabalhando de forma coesa a fim de que todo o planejamento fale a mesma língua”, finaliza Flavia.
Isso requer que a comunicação seja pensada pela perspectiva do marketing, da assessoria de imprensa, das relações públicas, do jornalismo e da publicidade, entendendo como cada aspecto contribui para a construção dessa narrativa única.
Fonte e mais informações: (www.aboutcom.com.br).