Elizabeth Zavaleta (*)
Diz o ditado que “falar é de graça”, mas não quando se trata da comunicação com seus clientes e, especialmente, quando esse diálogo é baseado em IA conversacional. Então, pagar por isso vale cada centavo!
Assim como o comércio conversacional viu o investimento global saltar 89%, passando de US$ 13,3 bilhões em 2022 para US$ 25,1 bilhões até o final de 2023, a IA conversacional está pronta para revolucionar a maneira como você se comunica com seus clientes, com a personalização orientada por dados impulsionando ainda mais o engajamento do cliente, as conversões e o valor do tempo de vida, aproximando você e seus clientes mais do que nunca.
Mas você deve estar se perguntando: o que há de tão especial na IA conversacional? Bom, ela utiliza comércio conversacional e acrescenta uma dimensão totalmente nova de eficiência e escalabilidade com a ajuda da inteligência artificial, tornando-a perfeita para o mercado brasileiro.
Há uma razão para que o comércio conversacional funcione no Brasil e 60% das empresas mais valiosas do país usarem a API de negócios do WhatsApp como uma parte essencial de sua estratégia de comunicação com o cliente.
Marcas como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Globo, iFood, Itaú, Latam Airlines, Magazine Luiza e Quinto Andar têm um ponto em comum: sabem que os brasileiros estão entre os usuários mais ativos do WhatsApp no mundo e que querem conversar com as empresas da mesma forma que fazem com seus familiares e amigos. 80% dos brasileiros preferem se comunicar com as marcas por meio de mensagens instantâneas, e outros 81% concordam que essa forma é mais fácil do que ter que lidar com um site.
Além disso, 79% dos brasileiros se sentem frustrados quando uma empresa não oferece essa opção, enquanto 81% confiam mais em uma marca quando podem se comunicar com ela por meio de conversas. O comércio conversacional também é uma oportunidade revolucionária para as marcas e seus clientes criarem relacionamentos de longo prazo, fidelidade e crescimento sustentável.
Porque, embora os consumidores estejam se acostumando com os cookies de terceiros e com a publicidade direcionada na Web, eles anseiam ativamente por um envolvimento instantâneo, informal e natural, que é tão fácil de oferecer via WhatsApp. Mas isso é apenas o começo. As empresas não podem se comunicar com seus clientes da mesma forma que os clientes estão enviando mensagens para elas, uma de cada vez, a menos que seus dedos fiquem muito doloridos!
Elas precisam ser capazes de escalar e incorporar novas ferramentas projetadas especificamente para a interatividade bidirecional, e não apenas tentar adaptar aquelas já otimizadas para sites e aplicativos.
É aqui que entra a IA conversacional. Kits completos e prontos para uso, como o Conversation Cloud da Gupshup, atualmente o único conjunto de produtos full-stack desenvolvido especificamente para o engajamento conversacional, oferecem um pacote abrangente de novas ferramentas com IA, como chatbots personalizáveis e geradores de campanhas interativas, publicidade click-to-chat e integração com agentes ao vivo.
É o comércio conversacional, mas muito mais. E os resultados, tanto para o cliente quanto para a marca, são imbatíveis. Você não apenas alcança os clientes onde eles já se sentem confortáveis para conversar, mas com a IA conversacional você pode oferecer a cada cliente uma experiência altamente personalizada. Todas as suas interações – sejam elas campanhas de reengajamento, jornadas de comércio ou vendas assistidas – são informadas pelo histórico de cada cliente, seu contexto e suas intenções.
É de se admirar que as taxas de engajamento cheguem a 90%, juntamente com taxas de conversão igualmente altas? O melhor de tudo é que você pode conversar com seus clientes individualmente, em grande escala. O Conversation Cloud da Gupshup, por exemplo, aumenta a eficiência da conversação para automatizar tarefas de rotina, resolver problemas mais rapidamente e lidar com mais conversas ao mesmo tempo. O que isso significa?
Mensagens em alta escala de até 10 mil TPS, com a maioria das interações tratadas de forma satisfatória por chatbots treinados, permitindo que suas equipes se tornem mais eficientes ao lidar apenas com conversas de alto valor. E como ele é alimentado por IA, sua marca também tem acesso a análises de dados avançadas, insights sobre o desempenho da campanha e análises contínuas de áreas importantes, como custos de aquisição de clientes, taxas de engajamento de clientes, taxas de conversão e desistências.
Isso permite que você gaste seu tempo ajustando de forma mais eficiente o desempenho do seu engajamento conversacional, da publicidade click-to-chat e da entrega de campanhas no WhatsApp. Seus clientes estarão literalmente lhe dizendo como melhorar a cada troca de mensagens.
No Brasil, o uso do WhatsApp só vai continuar crescendo e, com novos recursos adicionados o tempo todo, as empresas estão começando a ficar à frente do jogo, explorando os recursos de conversação dessa plataforma, que também apresenta altas taxas de engajamento e conversão.
No entanto, para as marcas que realmente querem oferecer aos seus clientes e se aproximar deles mais, oferecendo um serviço imbatível exatamente onde ele é desejado, a IA conversacional é a chave que vai desbloquear um crescimento sem precedentes a cada conversa. Quem disse que conversar é barato?
(*) – É Diretora de Marketing e Comunicação da Gupshup na América Latina (www.gupshup.io).