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Como a compra online de um CD mudou o destino do comércio eletrônico

em Destaques
quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Em 11 de agosto de 1994, o empreendedor Dan Kohn, através da sua empresa de comércio eletrónico embrionário chamada NetMarket, vendeu o CD “Ten Summoner’s Tales”, do Sting, a Phil Brandenberger da Filadélfia por 12,48 USD.
Foi a primeira transação online segura do mundo, que o New York Times descreveu como “aparentemente a primeira transação de venda a retalho online que utiliza uma versão prontamente disponível de um poderoso software de criptografia de dados projetado para garantir a privacidade”.

De acordo com o Statista, uns estimados 2,05 mil milhões de pessoas em todo o mundo terão feito compras online em 2020. No mesmo ano, vendas de comércio eletrónico de venda a retalho online global atingiu os 4,2 triliões de USD e são projetadas para alcançar 6,5 triliões de USD até 2023.

E pensar que há 27 anos, o NetMarket de Dan Kohn era considerado uma ideia maluca que nunca funcionaria. Hoje, a ideia de viver num mundo sem comércio eletrónico parece inconcebível. Com um smartphone e um cartão de crédito, tem acesso às lojas digitais de milhões de marcas e, com alguns toques no smartphone, pode receber qualquer item em casa.

O poder dos dispositivos móveis não deve ser esquecido: de acordo com o Big Commerce, são a ferramenta utilizada para fazer 54% das compras online. Não admira que, de acordo com o Statista, compras de smartphone alcançarão um valor de 3,56 triliões de USD até ao final de 2021. A nível corporativo, as empresas que trabalham através de comércio eletrónico devem cumprir com o LGPD, o regulamento que visa proteger os dados pessoais dos utilizadores.

“Muitas vezes, pensa-se que, para cumprir os regulamentos, as empresas têm de implementar autorizações específicas do lado da web: Esta é apenas a ponta do iceberg do LGPD, que é uma regulamentação complexa e em constante evolução”, explica Paloma Hernández, CEO da Primeur Espanha e América Latina, uma empresa multinacional que desempenha um papel importante no setor em crescimento de Integração de Dados.

“Portanto, é imprescindível contar com ferramentas de TI que garantam o cumprimento total das regulamentos e a sua evolução. O Primeur Data Privacy (privacidade de dados da Primeur) é a nossa solução projetada e desenvolvida especificamente para a gestão de 360° de dados pessoais exigida pelo LGPD. Criado para prontidão e conformidade regulatória, permite que monitorize constantemente os dados pessoais geridos, tratados e armazenados por uma organização.

É caracterizado por uma experiência de utilizador extremamente intuitiva, uma descoberta dinâmica de dados pessoais que é realizada em fontes de dados estruturadas e não estruturadas. A sua modularidade é agora crucial para poder escolher e adicionar módulos ao longo do tempo com base nas características e necessidades pessoais”.

Conheça os cinco tipos mais comuns de ataques de hackers ao comércio eletrónico:

  1. Scalping: Bots compram itens de edição limitada para vender mais tarde por um preço mais alto;
  2. Scraping: apropriação de textos e informações de páginas da web, sem solicitação do consentimento do utilizador final, para revenda na deep web;
  3. Backdoor (porta dos fundos): método para contornar o procedimento de acesso ao servidor de comércio eletrónico;
  4. Drive-by downloads: o hacker pode inserir scripts no site de comércio eletrônico de outro utilizador para fazer os visitantes transferirem o software sem o seu conhecimento;
  5. Clickjacking: uma técnica de computador fraudulenta que faz com que os utilizadores cliquem em algo diferente do que esperam. – Fonte e outras informações: Primeur Espanha e América Latina.