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Comércio: como se preparar para as duas datas importantes

em Destaques
terça-feira, 22 de novembro de 2022

Faltam poucos dias para a chegada das duas datas mais aguardadas pelos brasileiros: Copa do Mundo e Black Friday. Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o comércio deve movimentar R$ 1,48 bilhão pegando carona na Copa. Isso representa um aumento de 7,9% sobre o movimentado na última Copa, em 2018, na Rússia.

Esse cenário promissor requer dos varejistas uma preparação adequada para que a experiência do consumidor seja positiva, além de um fator que leve esse potencial cliente a comprar em outras ocasiões durante o ano.

Rodrigo Schiavini, Diretor de Negócios da SmartHint, maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, pertencente ao grupo Magalu, defende que esse volume precisa ser olhado com atenção pelos varejistas e que eles se preparem para oferecer ferramentas que possam ajudar a atingir o objetivo final, que é a satisfação dos consumidores.

“São períodos que merecem uma atenção especial, não apenas em relação aos estoques abastecidos, mas para garantir uma infraestrutura adequada, que permita atrair consumidores e oferecer uma experiência de compra diferenciada, que faça o negócio se destacar da concorrência. Algoritmos inteligentes podem otimizar as estratégias de relacionamento com o cliente e a experiência de compra, aumentando a conversão e a fidelização”, ressalta o especialista.

Schiavini também observa que as duas datas têm gerado uma expectativa dos lojistas, já que o período resultará em um aumento expressivo nas vendas. Sendo assim, o especialista traz alguns exemplos de tecnologias que podem fazer a diferença no resultado final:

  1. – Poup-ups de retenção – Uma das estratégias usadas pelos varejistas são os poup-ups de retenção. Esse recurso evita que o cliente saia da loja virtual sem comprar nada, aumenta a taxa de conversão, diminui o abandono de carrinhos e transforma novos usuários em clientes. Alguns exemplo:

. Pop-ups de início de navegação: “Não vá embora!”. Atuam quando o cliente entra no site, evitando que ele saia. Geralmente aparecem quando ele se aproxima da barra de saída e mostram uma vitrine da loja virtual.

. Pop-ups nas páginas de produto: “Promoção relâmpago”. Esses aparecem nas páginas de produtos e têm a missão de fazer com que o cliente efetive a compra o quanto antes. Para isso, oferecem um desconto relâmpago, com contador regressivo, no produto visualizado, estimulando o senso de urgência e agilizando a decisão de compra.

. Pop-ups nas páginas de produto: “Promoção relâmpago” aparecem nas páginas de produtos e têm a missão de fazer com que o cliente efetive a compra o quanto antes. Para isso, oferecem um desconto relâmpago, com contador regressivo, no produto visualizado, estimulando o senso de urgência e agilizando a decisão de compra.

  1. – Vitrines de recomendação autônomas – Esse é o mesmo recurso usado nos streamings como Netflix e Spotify, mas no e-commerce ele recebe o nome de vitrines inteligentes.

Ao acessar uma loja virtual, o consumidor será atraído por uma “vitrine” que destaca ofertas e produtos alinhados aos seus interesses e aos interesses do lojista, incluindo lançamentos e promoções como “compre junto”. Essa personalização é automatizada pela inteligência artificial e ajuda na conversão de mais vendas.

  1. – Busca inteligente – Um sistema de busca eficiente também contribui para o sucesso das vendas. Os que usam inteligência artificial são chamados de busca inteligente e facilitam a navegação do consumidor, tornando a experiência de compra mais simples e agradável. No caso da SmartHint, por exemplo, além da busca, o sistema faz recomendação proativa de produtos e traz recursos como:

. Busca por voz – a pesquisa fica ainda mais simples. Basta que o cliente clique no microfone e fale o que está procurando.

. Busca por imagem — o consumidor mostra ou tira uma foto do produto desejado e a inteligência artificial faz o reconhecimento de imagem, mostrando resultados iguais ou semelhantes.

  1. – Recuperação de carrinho – Assim como nos exemplos anteriores, aqui a automação e a personalização se destacam. Ao identificar um carrinho abandonado, a inteligência artificial usa dados do cliente, informações do seu perfil de consumo e os passos dados durante a navegação na loja, para gerar automaticamente um e-mail marketing instigando-o a retomar a compra.

É possível também usar pop ups no próprio site da loja, que aparecem antes da janela ser fechada, entre outras estratégias. – Fonte e outras informações, acesse:
(https://www.smarthint.co/).