Ariane Marta (*)
Estamos vivendo há meses em um cenário de pandemia que forçou uma transformação rápida na forma em que inúmeros profissionais operam. Para quem era dono de lojas, comércios e trabalhava com vendas físicas, essa mudança aconteceu de um dia para o outro e o mundo digital foi a salvação para manter o trabalho e não perder o lucro.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), somente em março surgiram 80 mil novas lojas virtuais. Além disso, o Compre&Confie aponta que, em abril, o e-commerce brasileiro faturou R$9,4 bilhões, um aumento de 81% em relação ao mesmo período de 2019.
Números como esses nos mostram que apostar no comércio online foi o refúgio para muitas pessoas que estavam sem saber como conseguir uma renda durante a pandemia, além daqueles que já tinham lojas físicas, mas ainda não viviam no mundo digital.
Para quem começou agora, e pretende manter o seu negócio online mesmo no pós-pandemia ou ainda deseja criá-lo, é importante saber que você tem duas opções: trabalhar com e-commerce ou dropshipping. Há quem confunda os dois, mas são coisas bastante diferentes.
O mais conhecido, e-commerce, é um comércio eletrônico, em que o dono da loja compra a mercadoria e vende por meio de um canal digital. Já o dropshipping é uma operação de intermediação, ou seja, você tem a sua loja com os seus produtos na vitrine, mas não tem eles em estoque.
Quando um cliente for comprar o produto no site, na verdade estará comprando o produto do fornecedor que, consequentemente, irá entregar direto para ele, cobrando uma taxa por essa intermediação. Na prática e logística são negócios bem diferentes.
Além disso, abaixo, listo os cinco principais motivos que levam os produtos digitais a crescerem diariamente. Confira:
1 – Não precisa de investimento alto: o valor do investimento pode ser muito inferior quando comparado com uma loja física, afinal dependendo do seu estilo de negócio, não será preciso ter estoque, pagar aluguel e nem montar uma loja inteira. O que não quer dizer que manter um e-commerce ou dropshipping não tem custo nenhum. Se você não monta uma boa loja virtual, o seu site cai. Então, é preciso pensar em investir na segurança e estética do seu site, por exemplo.
2 – Pode ser feito 100% online: a flexibilidade do online contribui tanto para quem vende, quanto para quem compra. É possível fazer toda a negociação sem sair de casa, mas também é preciso ficar atento a questão da tributação nacional, as taxas e impostos que devem ser pagos.
3 – Você pode vender diversos produtos: a venda de produtos dos setores de vestuário e eletroeletrônicos tem crescido muito. Então, ter uma loja virtual com produtos de diversos setores como esses, pode ser uma grande vantagem para o seu e-commerce, considerando que as chances do seu alcance e faturamento serem mais altos, são maiores.
4 – Muito conteúdo disponível: há quem pense que ter muitas lojas virtuais disponíveis é algo prejudicial para o seu negócio mas, às vezes, o seu cliente poder realizar comparativos entre você e seu concorrente, é algo que irá te agregar muita vantagem.
5 – Entrega em todo o Brasil: esse é um ponto que merece bastante atenção de quem deseja trabalhar com lojas virtuais. Disponibilizar a entrega para todo o Brasil é um bom método para fortalecer o faturamento da sua empresa já que, muitas vezes, lojas físicas não realizam nenhum tipo de marketing e também não utilizam o e-commerce para complementar suas vendas.
(*) – É contadora e Diretora da Brascont Contabilidade.