Larissa Lopes (*)
Lidar com pessoas que tenham perfis, expectativas e hábitos diferentes dos nossos, muitas vezes, pode ser algo bem complicado. No ambiente corporativo, as diferenças entre gerações sempre foram tema para discussões, mas a entrada da Geração Z no mercado de trabalho é um marco de uma grande mudança cultural, e os líderes de gerações anteriores têm relatado dificuldade em entender e se adaptar ao novo perfil de profissionais.
Porém, tendo em vista que, em breve, eles se tornarão a grande maioria no mercado, saber como engajá-los é uma tarefa indispensável para o funcionamento de qualquer empresa – e, quando se fala em departamentos estratégicos como o de marketing, a necessidade de adaptação se torna urgente.
Muito mais conscientes sobre a importância do equilíbrio entre suas vidas pessoais e profissionais, as expectativas desses membros em um ambiente corporativo vão muito além de questões financeiras. Ao invés de priorizarem o dinheiro e o sucesso, eles buscam integrar a um negócio que faça sentido para a sua vida e que tenha valores alinhados aos seus. Além disso, pessoas da Geração Z não são relutantes em mudar de emprego caso considerem que sua ocupação atual não condiz com esses aspectos.
Mas, como líderes de marketing, que construíram suas carreiras com base em valores opostos, como o orgulho de trabalhar muito além da sua carga horária legal ou de se submeter a qualquer ambiente apenas para não mudar de emprego e ostentar uma carreira de 15 ou 20 anos na mesma corporação, podem entender, se adaptar e estimular uma equipe tão diferente a construir resultados juntos?
É extremamente importante que eles saibam não apenas como motivar a Geração Z, como também promover um ambiente colaborativo entre esses membros e as outras gerações, de forma que se alinhem em suas funções e consigam unir esforços na conquista de resultados excelentes.
Pensando nisso, veja cinco dicas para engajar profissionais de marketing da Geração Z.
1 – Proximidade – Esses profissionais se identificam com liderança próxima, priorizando um viés orientativo e com feedbacks constantes. Apostar em canais de comunicação abertos e com escuta ativa, demonstrar genuíno interesse em ouvir o funcionário e se dispor a ajudá-lo no que for possível, são o primeiro passo para criar uma relação de confiança com a equipe.
Afinal, um bom gestor de marketing não foca apenas em quesitos técnicos, mas sabe a importância de criar um bom relacionamento entre áreas e com clientes.
2 – Tecnologia e aprendizado – Esses profissionais são nativos digitais e têm prazer em aprender coisas novas. Investir em ferramentas tecnológicas modernas e em formas de oferecer aprendizado constante farão com que a equipe formada por profissionais da Geração Z se sinta mais pertencente à empresa e desafiada a evoluir a cada dia. Esse é um tópico importante para que o líder de marketing conquiste seu time.
3 – Cultura de diversidade – Essa é uma geração que se sensibiliza por pautas que, hoje, existem em muitas empresas, mas que, há tempos, não eram prioridade, como diversidade e causas socioambiental. Assim, promover uma cultura que valorize diversidade, inclusão e responsabilidade social fará com que a Geração Z se identifique, admire e queira permanecer na empresa por mais tempo.
4 – Rotina – Profissionais mais jovens, independente da geração, muitas vezes, não sabem como organizar sua rotina e podem se perder nas tarefas do dia a dia. Por isso, manter uma liderança próxima que direcione tarefas e priorize as demandas fará com que a equipe tenha uma melhor otimização do tempo e obtenha melhores resultados.
5 – Adaptação e flexibilidade – No geral, profissionais da Geração Z são flexíveis e conseguem navegar bem em diferentes atividades. Além disso, esperam que a empresa também tenha flexibilidade em horários e formato de trabalho, demonstrando uma clara preferência por vagas remotas ou híbridas.
Esse olhar humanizado é extremamente importante para aproximar os líderes de gerações anteriores com equipes da Geração Z e contribuir para a tomada de decisões, uma vez que todos terão a oportunidade de expor o que pensam e todos dividirão a responsabilidade pelas entregas.
Há muito o que ser explorado positivamente pela Geração Z no marketing, com um perfil inovador, dinâmico e flexível capaz de alavancar o potencial da área na conquista de resultados cada vez melhores.
Sua adaptação precisa ser muito bem gerenciada pela liderança, garantindo que sejam muito bem recebidos e integrados aos outros membros e, acima de tudo, que seus ideais estejam alinhados aos valores e propósitos da companhia, para que se sintam motivados nas causas estabelecidas e se engajem, ao máximo, para alavancar voos enormes.
(*) – É Head de Marketing e Pré-Vendas da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS (https://www.pontaltech.com.br/).