46 views 4 mins

Captação e gestão de leads: cinco estratégias para o retorno às aulas

em Destaques
domingo, 16 de junho de 2024

Com o retorno das aulas após o período de férias, muitas instituições de ensino, como universidades, escolas e cursos se preparam para realizar novas matrículas e receber novos alunos. Ou seja, esta é uma oportunidade para instituições de ensino atraírem e converterem novos leads em matrículas, especialmente para aquelas que já traçaram suas estratégias de marketing para o período.

Dados recentes levantados pela Educa Insights indicam uma alta retomada na busca por educação formal, com um aumento no interesse por cursos de graduação, livres e pós-graduação. A agência identificou um crescimento de 20,7% nas matrículas dos chamados “calouros” entre o segundo semestre de 2023 e o início de 2024 em 19 Instituições de Ensino Superior (IES) privadas.

De acordo com Helen Toyama, sócia fundadora da Persone, empresa especializada em soluções de vendas para o segmento educacional, “esse cenário demanda das instituições de ensino uma postura proativa na captação e gestão de leads, visando oferecer uma educação de qualidade e atrativa para os potenciais alunos”. A profissional compartilha cinco dicas fundamentais para otimizar esse processo. Confira:

  1. – Comunicação clara e efetiva na web – A página institucional é o ponto de partida para potenciais alunos em busca de informações sobre a instituição e seus cursos. Uma comunicação objetiva, concisa e relevante é essencial para cativar o interesse dos leads. Além disso, é crucial garantir que todas as formas de contato estejam facilmente acessíveis e priorizem canais como telefone e WhatsApp para uma comunicação ágil e eficiente;
  2. – Processo seletivo simplificado – Facilitar o processo de inscrição e seleção é fundamental para reduzir barreiras e atrair mais candidatos. Formulários de inscrição com coleta de dados essenciais, como nome completo, e-mail e curso de interesse, aliados a processos de correção de redação por inteligência artificial, agilizam o processo e aumentam a eficiência na conversão de leads em matrículas;
  3. – Qualificação de leads – Estratégias de captação de alunos devem ser orientadas para a aquisição de leads qualificados, com potencial real de conversão. Campanhas de performance web alinhadas à operação comercial são essenciais para garantir o retorno sobre o investimento e evitar desperdícios de recursos;
  4. – Equipe de vendas qualificada – Um time de vendas eficaz vai além dos vendedores. Gestores, profissionais de treinamento e qualidade, planejamento e suporte tecnológico são peças-chave para uma operação de vendas bem-sucedida. Estruturas organizacionais como Sales Enablement e Sales Operation podem auxiliar na formatação e otimização dessas equipes.
  5. -´Suporte tecnológico e gestão eficiente: – A escolha e implementação de tecnologias adequadas são fundamentais para otimizar o processo de captação de matrículas. A parceria com empresas reconhecidas no mercado, que ofereçam soluções alinhadas às necessidades da instituição, é essencial para garantir eficiência e escalabilidade no longo prazo.

Em um período de volta às aulas, investir em estratégias eficazes de captação e gestão de leads faz a diferença para garantir a competitividade e sustentabilidade das instituições de ensino. – Fonte e mais informações, acesse: (https://persone.com.br/).