168 views 5 mins

Busca por internet com fibra ótica cresceu 32% no primeiro semestre

em Destaques
quarta-feira, 23 de setembro de 2020

A popularização da internet de fibra ótica, com a ampliação da cobertura para cada vez mais cidades brasileiras, indica que essa tecnologia chegou para substituir de vez os fios de cobre. O fato de transmitir dados em alta velocidade e sem interrupções leva a crer que este será o futuro da banda larga no mundo. Estruturalmente, os dados são transformados em luz e enviados através de cabos, que são finos como um fio de cabelo humano.

Só pra se ter uma ideia, a busca por internet com a tecnologia da fibra ótica cresceu 32,16% no primeiro semestre de 2020 em relação ao semestre anterior – de acordo com levantamento do Portal de Planos – plataforma criada para otimizar a jornada de compra dos clientes, reunindo todos os planos de internet, celular, TV e telefone em um único lugar.

“A maioria das pessoas que possui um serviço de internet já reclamou da oscilação de sinal ou até da ausência dele nas mais diversas situações, seja assistindo a um filme, seja durante uma conferência do trabalho. A expectativa é de que isso ocorra cada vez menos e um dos motivos para essa evolução é a fibra ótica”, explica Yuri Kaminski, especialista em marketing digital do Portal de Planos.

O site compartilhou, ainda, as cinco principais vantagens da tecnologia:
-Velocidade maior de conexão: por meio de cabos de cobre a conexão chega a cerca de 10 Mbps, enquanto a de fibra ótica pode alcançar 10 Gbps (embora ainda se utilize muito abaixo do real potencial da tecnologia). É possível transmitir bilhões de bits de dados digitais por segundo e ao longo de grandes distâncias;

-Menos interferências eletromagnéticas: isso garante maior segurança no sinal e, consequentemente, mais estabilidade na conexão. A fibra ótica, além de não superaquecer como o cobre, não sofre interferência pelo vento, chuva ou fatores ambientais, o que também diminui o risco de incêndios;

-Facilidade na hora da instalação: os cabos de fibra ótica ocupam menos espaço do que os de cobre, então aquele problema de passá-los por armários de distribuição e tubulações tem sido menos recorrente. Além disso, eles são mais fáceis de transportar e manipular;

-Maior durabilidade: os cabos de fibra ótica sofrem menor deterioração com o passar do tempo do que os de cobre que, por ser um metal, oxida e sofre alterações com as mudanças de temperatura. O vidro contido na nova tecnologia é capaz de aguentar pressões enormes e tem resistência à tração de 42 toneladas por centímetro quadrado;

-Matéria-prima encontrada mais facilmente: a sílica, matéria-prima para a fabricação da fibra ótica, é encontrada mais facilmente na natureza do que o cobre e o custo de produção é bem menor.

Os tipos mais comuns de redes são cabo, DSL, satélite e fibra ótica. Para saber qual melhor se adapta às necessidades de cada um, o ideal é realizar uma pesquisa e conhecer as ofertas disponíveis no mercado. Além disso, é importante checar se a tecnologia já existe na região procurada.

Para quem está pesquisando a melhor opção de internet, quer trocar a atual ou testar a qualidade do serviço contratado, o Portal de Planos oferece ferramentas como o Comparador de Plano, em que é possível conhecer e comparar as opções oferecidas pelas empresas de telecomunicações e o teste de velocidade da internet, que possibilita a verificação da qualidade da conexão.

Fonte e mais informações: (https://portaldeplanos.com.br/).