Florian Bessonnat (*)
Dizem os matemáticos que os números não mentem. E, se de fato não mentem, se considerarmos exclusivamente as vendas realizadas por e-commerce, a Black Friday se tornou a data mais importante do ano, superando inclusive as vendas de Natal.
Vejamos os números: segundo dados na Ebit/Nielsen, o e-commerce nacional registrou, no Natal de 2021, vendas na ordem de R$ 4,5 bilhões; já na Black Friday, que ocorreu no mesmo ano, porém com um mês de antecedência, o instituto registrou que as vendas de e-commerce atingiram R$ 5,8 bilhões.
A Black Friday acontece no dia 25 de novembro, ou seja, está próxima. Então não custa perguntar: Como estão os seus preparativos para o evento de vendas online mais importante do ano? Não estou só falando de ofertas, mas também da sua infraestrutura tecnológica. As suas landing pages já estão ajustadas e disputando os primeiros lugares no ranking dos buscadores, aguardando apenas o ajuste final de preço para atrair definitivamente o consumidor?
E principalmente, elas vão manter a velocidade de carregamento mesmo com o aumento expressivo no número de acessos? Se a resposta para essa última questão é: não sei, não tenho certeza, então a loja pode se preparar para ter uma expressiva perda de vendas na Black Friday. O problema central não está na paciência do consumidor porque, muitas vezes, o nível de lentidão não chega sequer a causar algum tipo de incomodo ao comprador.
O ponto em questão é que esse é um fator constantemente monitorado pelos sites de buscas e, quando o site apresenta lentidão, mesmo imperceptível ao consumidor, ela é detectada pelos sistemas desses sites e isso faz que automaticamente a loja perca posições no ranqueamento. Não estamos falando aqui sobre alguns segundos, na realidade os sites são avaliados em termos de milissegundos, portanto qualquer lentidão, por menor que seja, é detectada.
E cair posições num site de busca como o Google durante a Black Friday pode significar perdas expressivas em vendas. Mesmo as páginas que durante os períodos normais de vendas estão sempre muito bem ranqueadas podem perder uma série de posições, caso apresentem algum nível de lentidão. Os sites de buscas desviam o consumidor das páginas mais lentas com objetivo de evitar que ele tenha uma experiência de navegação desagradável.
Mesmo as melhores estruturas de TI podem apresentar momentos de lentidão, a depender do crescimento do número de acessos simultâneos. A boa notícia é que existe uma ferramenta que pode contribuir para reduzir ao máximo os problemas de lentidão decorrentes do aumento de acessos, que é simples de ser implantada e não é cara. Trata-se da Content Delivery Network (CDN), ou rede de distribuição de conteúdo.
A CDN é, na prática, uma rede de servidores que garante a disponibilização imediata do conteúdo das páginas, tecnicamente chamado de cache, sem nenhuma lentidão. Enquanto o consumidor observa os detalhes do produto nessa página fixa, as informações dinâmicas, como opções de modelos, cor, valor do frete, disponibilidade de estoque etc. são carregadas mais lentamente, mas sem que os sites de buscas captem essa pequena lentidão, uma vez que o acesso do consumidor à página ocorre imediatamente.
Assim que todas as informações dinâmicas são carregadas, o sistema substitui automaticamente a página com informações estáticas. A CDN garante que a loja não perca posições no ranqueamento dos sites de buscas por problemas de lentidão numa data tão fundamental para o e-commerce como a Black Friday. São várias as empresas que fornecem estruturas operacionais de CDN, e muitas empresas que atuam na área de desenvolvimento de SEO e landing pages automatizadas podem disponibilizar a ferramenta rapidamente a seus clientes.
Algumas, inclusive, já o fazem no momento da implantação da automatização das landing pages, como forma de garantir o melhor ranqueamento possível a seus clientes nos sites de buscas. Os valores para implantação da CDN são acessíveis e podem ser ativados apenas em determinados períodos do ano, como Black Friday, Natal e outras datas que o e-commerce considere importante, o que torna seu uso ainda mais econômico.
A lentidão no carregamento de páginas em dias de crescimento exponencial de acessos pode ser evitada. Não se trata apenas de perder uma venda, mas sim abrir possibilidade de um concorrente conquistar um consumidor que poderia ser seu. Recuperá-lo pode sair muito mais caro. Pense nisso.
(*) – É sócio fundador da Simplex, especializada em soluções que aumentam o tráfego e a conversão de vendas de e-commerces (https://simplex.live/).