A Inteligência Artificial (IA) é considerada um dos maiores avanços da tecnologia nas últimas décadas, fazendo parte de inúmeros serviços e setores do mercado. De acordo com a pesquisa Global AI Adoption Index 2022, 41% das empresas no Brasil já utilizam Inteligência Artificial, enquanto 34% exploram o seu uso.
“É possível dizer que a IA marca o início da quarta revolução industrial, também chamada de Indústria 4.0, gerando uma inteligência similar a humana, mas de forma muito mais poderosa e eficiente”, comenta Michel Amaral, Engineer Manager na Andela.
De modo geral, a IA executa uma combinação de grandes volumes de dados digitais e algoritmos inteligentes, possibilitando que o sistema leia e interprete padrões e informações e os aprenda gradativamente, isto é, conforme recebe novos dados ao decorrer do tempo.
Esse aprendizado é conhecido como machine learning e já é adotado para infinitas finalidades – desde em sistemas de recomendações personalizadas de serviços de streaming até na tomada de decisões autônomas em procedimentos cirúrgicos da medicina.
Um estudo recente realizado pelo Gartner com organizações nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha revela que 80% dos executivos acreditam que a Inteligência Artificial pode ser aplicada a qualquer decisão de negócio. Por isso, a Andela destaca as principais vantagens em empregar o mecanismo da IA em diferentes setores do mercado.
. Segurança digital e física – Atualmente, a segurança é um dos propósitos mais comuns em que a IA é adotada. Sistemas de internet banking utilizam a tecnologia da Inteligência Artificial para rastrear possíveis tentativas de ataque hacker e invasão de contas de terceiros. “Os mecanismos inteligentes têm demonstrado excelentes resultados na análise de novas modalidades de ataques aos servidores dos grandes bancos de cada país”, afirma Amaral.
No mundo físico o cenário não é diferente – o executivo ainda ressalta a importância da IA para sistemas de câmeras de segurança e serviços de reconhecimento facial, que se tornam capazes de rastrear criminosos e gerenciar o movimento em locais com grande fluxo de pessoas. “Nesses casos, o algoritmo consegue reconhecer humanos, objetos, veículos e eventos, sendo capaz de enviar alertas se detectada alguma violação de regra ou suspeita de risco e até mesmo sugerir determinadas decisões de resolução”.
. Medicina e saúde – A área da saúde recebe cada vez mais investimentos em tecnologia em todo o mundo. Em situações em que os profissionais de uma clínica médica ou hospital possuem o mecanismo de IA à disposição, o registro dos dados conhecidos dos pacientes em cada consulta ou procedimento médico possibilita a construção de bancos de dados completos para proporcionar um suporte mais potente nos diagnósticos.
“Com a alimentação de dados dos pacientes de maneira disciplinada e acompanhamento profissional, a própria Inteligência Artificial pode organizar as informações para micro gerenciamento e, dessa forma, buscar opções terapêuticas mais adequadas, monitorar pacientes por meio de dispositivos como smartwatches e pulseiras para auxiliar nas tomadas de decisões mais acertadas, além de contribuir para a prática da telemedicina com eficácia”, comenta Amaral.
. Gestão automatizada – Nas empresas, o aprendizado de máquina auxilia também na gestão de pessoas e na agilidade dos processos, independentemente do setor de atuação. Uma vez que essa inovação possui a capacidade de aprender com as situações reais e desenvolver padrões efetivos de tomada de decisão, torna-se possível solucionar problemas mais agilmente, coordenar equipes mais eficientemente e, por consequência, gerar mais produtividade.
Para Amaral, é importante salientar que a tecnologia deve ser integrada de maneira inteligente na gestão de equipes. Quando há a possibilidade de dividir novas demandas entre determinados colaboradores, por exemplo, a IA pode entender quais desses profissionais têm desempenhado suas funções com mais eficiência e, assim, definir quem se encarregará das próximas tarefas.
A Inteligência Artificial é bastante empregada pela Andela, marketplace global de talentos técnicos remotos, que busca reduzir a escassez de profissionais de tecnologia no mundo e promover o crescimento do setor de TI por meio do seu sistema de match inteligente.
“Nossa plataforma conta com IA para combinar as melhores vagas no mercado global para cada profissional que deseja iniciar a carreira ou entrar em uma nova empresa. Com o decorrer do processo seletivo em que encaminhamos os talentos, o algoritmo aprende a maior quantidade de características que eles possuem para poder oferecer as vagas que mais combinam com elas”, finaliza Amaral. Fonte e outras informações: (https://andela.com/).