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As 10 vantagens de trabalhar com uma MMP (Mobile Measurement Partner)

em Destaques
terça-feira, 06 de outubro de 2020

Marco Antônio Correa Cavallo (*)

Apesar de ser uma ciência nova, a atribuição conta com um mercado fluído e fluente, em especial na América Latina. Atualmente, grande parte das atividades contemporâneas – estejam associadas à vida social, finanças, compras, gastronomia, lazer ou saúde – é feita pelo celular. A maioria dos millennials executa todas as transações bancárias por dispositivos móveis.

Neste momento, a geração Z está ingressando no mercado de trabalho e a relação que possui com o mobile é ainda mais acentuada. A pandemia acelerou essa migração. Não por acaso, em 2020, a utilização geral de apps disparou disparou a largos passos – em alguns casos, na casa dos três dígitos. Atualmente, o smartphone tem uma relevância a perder de vista. Uma empresa pode rodar sua operação por meio de um aplicativo, ainda mais em meio a uma quarentena vigente por mais de um semestre.

A atribuição se faz necessária para saber como chegar ao usuário ideal. O ecossistema mobile é fragmentado e com muitas etapas, ao passo que os profissionais de marketing precisam otimizar tempo e processos, em termos de BI e performance. As MMPs ficam entre esse ‘universo móvel’ e os advertisers (ou as agências escolhidas para executar as campanhas), além de também serem um hub de informação. Por meio de dados, pode-se mostrar quais canais trazem mais eficiência, downloads e acessos.

Quando comecei a monitorar esse ambiente, fiquei surpreendido, primeiramente, pelas peculiaridades. Para se trabalhar nesse segmento, verdade seja dita, é necessária uma carga técnica considerável. No entanto, a complexidade se mostra mais aparente do que real. Esse mercado ascendente encontra muito potencial na América Latina. A seguir, compartilho uma lista para entender por que os profissionais de marketing investem na atribuição mobile, mesmo os que trabalham com poucas redes.

• No mundo da publicidade mobile, somos a Suíça – Obter os dados de atribuição no local que comprou ou vendeu um anúncio é como avaliar sua própria lição de casa – é impossível ser completamente objetivo. Mas se você usar apenas os dados disponibilizados pelos editores, encontrará discrepâncias, pois diferentes redes de anúncios usam critérios diferentes para reivindicar as instalações (e o orçamento do anúncio). Isso é especialmente verdadeiro se você estiver executando campanhas em várias plataformas.

• Marketing responsável – Na maioria dos casos, o provedor de atribuição seria responsável por impor seus padrões na mensuração de desempenho. Por exemplo, uma rede de anúncios pode tentar reivindicar uma instalação, mesmo que o último engajamento do usuário com o anúncio tenha sido semanas antes de ele realmente instalar o aplicativo. Garantir que todas as instalações sejam mensuradas correta e consistentemente é uma parte essencial do trabalho.

• Temos 100% de precisão – Todo engajamento que passa pela Adjust é atribuído por meio de um waterfall correspondente. Verificamos apenas os indicadores de atribuição mais fortes possíveis. Nossos métodos são aprovados pela indústria, transparentes, personalizáveis – e corretos.

• Nosso negócio é a mensuração mobile – Passamos anos descobrindo como rastrear, mensurar e exibir o desempenho dos anúncios da sua campanha em um único painel. Nossa interface oferece acesso mais rápido e fácil a uma visualização de todos os seus dados do que qualquer outro painel de rede, com muitos relatórios de desempenho.

• Você controla a quantidade de dados que compartilha – Estamos preocupados com a privacidade, por isso criamos ferramentas para ajudá-lo a manter seus dados seguros, independentemente dos parceiros com os quais você deseja trabalhar. Com o Audience Builder, você cria seus próprios segmentos de clientes do aplicativo.

• Lutamos contra fraudes (para que você não precise) – As Ferramentas de Prevenção de Fraudes eliminam instalações falsas dos tipos mais comuns de fraudes de anúncios mobile. Você nunca acabará pagando acidentalmente por seus próprios usuários orgânicos.

• Unificado – Coletamos todos os dados e os colocamos em um só lugar. Deduplicamos usuários provenientes de diferentes fontes; você não paga por ninguém duas vezes.

• Você faz as regras – Quer alterar uma janela de atribuição para melhor atender às metas da sua campanha publicitária? Pode alterar. Quer relatórios no seu fuso horário? Temos um toggle para isso. O Campaign Wizard deixa você controlar a lógica de cada campanha executada.

• Quando você estiver pronto para crescer, estamos aqui – Quando o seu marketing decolar, ajudaremos você a dar o próximo passo. Nós o integraremos a qualquer um dos nossos mais de 2 mil parceiros com apenas alguns cliques.

• Sem parar – Para aplicativos que vinculam seus lances a eventos cruciais ou que precisam reagir rapidamente a mudanças, há uma necessidade real de dados em tempo real.

(*) – É head de parcerias da Adjust – região América Latina (https://www.adjust.com/).