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A tecnologia ajuda os consultores financeiros a gerenciar o comportamento do investidor

em Destaques
quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Tim Bonacci (*)

A economia mundial parece ter entrado em uma nova fase, marcada por taxas de juros persistentemente baixas, uma intensificação do escrutínio regulatório e uma volatilidade crescente no mercado de ações. Diante desse cenário, é importante que os consultores financeiros revisem seus objetivos e indicadores de sucesso e o que pode ser feito para melhorar seu trabalho de maneira permanente.

Como você mede atualmente o valor que entrega aos clientes? Mais importante: como seus clientes medem o valor que você entrega a eles? É simplesmente uma questão de desempenho financeiro? Em um mundo onde todos estão fazendo a mesma coisa e apresentando o mesmo retorno, o que você pode fazer se destacar como um recurso único e inestimável? Como você vai se diferenciar?

O consultor financeiro de sucesso do futuro será capacitado por novas tecnologias e novos produtos. Ele deverá gerenciar não só os ativos como o comportamento dos investidores, que continua sendo o calcanhar de Aquiles do investimento de sucesso. Aqui, examinamos cinco maneiras pelas quais a tecnologia pode beneficiar sua empresa e ajudar a gerenciar melhor a tomada de decisões de seus clientes.

  1. Fornece uma experiência de investimento mais previsível – Historicamente, as tentativas de gerenciar o comportamento do investidor têm se concentrado em fundamentos, como definir planos de longo prazo, construir alocações de ativos com base na tolerância ao risco do cliente e reequilibrar com a esperança de manter os investidores no caminho certo.

Graças à gestão estruturada de produtos e outras tecnologias avançadas, os consultores financeiros agora têm a capacidade de gerenciar riscos de forma ativa e agressiva. Ao fazer isso, eles podem entregar um valor diferenciado e fornecer aos clientes uma experiência de investimento mais previsível.

  1. Ajuda a evitar que os investidores atuem de maneira imprudente – Todos nós conhecemos a famosa frase “insanidade é fazer a mesma coisa, indefinidamente, e esperar um resultado diferente”. Infelizmente, dados recentes confirmam que os investidores ignoram a lição e continuam a vender repetidamente nos piores momentos possíveis.

Eles são loucos ou será que isso acontece porque, até recentemente, seus consultores financeiros não tinham os instrumentos para gerenciar adequadamente os riscos? Com a inovação de produto, somada aos fundamentos do planejamento financeiro, consultores focados em estratégias projetadas para gerenciar riscos terão um ganho expressivo.

  1. Estimula conversas aprofundadas e previne contra decisões destrutivas – Soluções personalizáveis fornecem aos consultores a capacidade de pré-selecionar a exposição de mercado, o horizonte de tempo e o nível de proteção contra perdas que estão de acordo com os objetivos de investimento e tolerância ao risco de seus clientes.

Elas também forçam os consultores a ter conversas aprofundadas com seus clientes sobre compensações de risco e ajudam a definir expectativas realistas. Isso tem o efeito indireto de criar uma experiência de investimento potencialmente mais suave e reduzir o espaço para tomadas de decisão destrutivas.

  1. Torna os erros manuais uma coisa do passado – As plataformas de tecnologia estão capacitando os consultores, fornecendo-lhes ferramentas para não apenas serem mais eficientes com seu tempo, mas também reduzir o espaço para erros manuais.

Ao fornecer a capacidade de gerenciar listas de calendários mensais para produtos aprovados, comparar e contrastar soluções para garantir o melhor ajuste para o cliente, criar ofertas personalizadas e receber notificações específicas da conta sobretudo, desde ligações a cupons, as inovações de produtos estão tornando a vida mais fácil.

Além disso, aumentam a capacidade de monitorar a atividade pós-negociação e garantem que os consultores possam manter contato proativamente com seus clientes, fortalecendo esse relacionamento tão importante.

  1. Permite que os consultores se concentrem em outros aspectos da vida financeira dos clientes – Enquanto os céticos preocupam-se a suposição de as plataformas tecnológicas que irão remover o “humano” da equação, no futuro o consultor irá de fato experimentar o oposto. Ao usar a fintech para projetar soluções de portfólio que abordam a incerteza, os consultores terão, como resultado, o tempo e a oportunidade de expandir seus relacionamentos com os clientes.

Lidar com outros aspectos da vida financeira de seus clientes não só garantirá um melhor entendimento e um relacionamento mais estável, mas também permitirá que você se diferencie dos seus concorrentes. Você pode gerenciar o comportamento do investidor mensurando melhor os riscos, o que acabará por fazer com que os clientes permaneçam investidos por um longo prazo.

É assim que você, com a ajuda da tecnologia, pode entregar um valor extraordinário aos seus clientes.

(*) – É presidente e CEO da Luma Financial Technologies.