O mercado global de logística atingiu quase US$ 10,59 trilhões no ano passado e continua crescendo. O valor deve chegar a US$ 18,35 trilhões até 2032, com crescimento anual esperado de 6,3%, de acordo com um relatório realizado pela Experts Market Research.
As mudanças nos padrões de compra dos consumidores e as novas tecnologias estão impulsionando o crescimento, porém o produto agora precisa chegar ao consumidor, quando antes era o cliente que precisava ir pressoalmente adquirir a mercadoria.
De acordo com o relatório do Statista Key Figures of E-Commerce, antes da pandemia, as vendas online eram estimadas em US$ 3.351 bilhões (2019); em 2023 este número aumentou significativamente, atingindo US$ 5.784 bilhões, com alta de 72,6% nos últimos quatro anos. As projeções indicam um crescimento de 39% nesse valor nos próximos anos, com expectativas de ultrapassar 8 trilhões de dólares até 2027.
Os países líderes em vendas online incluem a China, com 50% das vendas pela internet, a Indonésia, em segundo lugar, com 32%, seguido pelo Reino Unido e pela Coreia do Sul, que ultrapassaram a marca de 30%. De acordo com estimativas da Statista Digital Market Insights, o mercado de ecommerce da América Latina e do Caribe ultrapassou um valor de vendas no varejo de US$ 117 bilhões em 2023.
Mais consumidores estão procurando comprar on-line devido a diferentes fatores, incluindo preços mais baixos, melhores descontos, ofertas e produtos exclusivos, além da conveniência de poder comprar e receber na porta de casa. No entanto, com o passar do tempo, os consumidores também estão se tornando mais exigentes, pois esperam receber suas compras ainda mais rapidamente, a ponto de alguns mercados entregarem no mesmo dia.
No Reino Unido, por exemplo, alguns experimentos foram realizados para entregar em apenas 30 minutos após a conclusão da compra, colocando muito mais pressão sobre o setor de logística para realizar essa difícil tarefa. Uma tendência significativa que também é impulsionada pelo crescimento do e-commerce é o movimento de nearshoring. Esta expansão decorre da necessidade das empresas de colocarem suas cadeias de suprimentos mais próximas de seus principais clientes.
Em vez de fabricar e enviar produtos em um país do outro lado do mundo, as empresas estão começando a produzir e enviar de locais mais estratégicos e mais próximos de seus clientes. Espera-se que essa mudança faça com que essas regiões próximas, como o Brasil, cresçam mais rapidamente, uma vez que as empresas reduzem o tempo de espera e as chances de problemas na entrega dos produtos.
“A mudança para o nearshoring, no entanto, exigirá que as empresas gerenciem o sistema de logística mais de perto e tenham mais controle sobre toda a sua cadeia de suprimentos. Quanto menor for o lead time, menor será o tempo de reação da empresa. Não se trata apenas de visibilidade, mas também de sua capacidade de reagir quando algo dá errado”, diz Mario Veraldo, CEO da MTM Logix.
Isso impulsiona o crescimento do mercado de gerenciamento de cadeias de suprimentos, que também deverá crescer a uma taxa anual de 10,9% nos próximos oito anos. O aumento das soluções de gerenciamento de ponta a ponta atende à necessidade de um controle e uma reação muito mais rígidos.
“Nos últimos 20 anos, vimos o aumento da visibilidade em remessas de todos os tamanhos, mas a maioria das empresas, grandes e pequenas, ainda está executando suas operações com planilhas do Excel. Ao melhorar o controle e a reação, uma empresa pode reduzir o estoque, o desperdício de produção e, por fim, impactar consideravelmente sua pegada de carbono. Como os consumidores querem conveniência, as empresas terão que traduzir essa conveniência em suas próprias operações”, acrescenta Veraldo.
“As empresas devem procurar um fornecedor que conheça o quadro completo, que use seus dados e tecnologia a seu favor e que saiba prever qualquer tipo de ev(ento, e é isso que sabemos fazer melhor”, conclui o executivo. – Fonte e outras informações: (https://mtmlogix.com).