Uma coisa é certa: a relação do brasileiro com o e-commerce deu um verdadeiro salto nos últimos anos, em especial após a pandemia. E o mercado vem crescendo vertiginosamente de lá para cá.
De acordo com a 44ª edição do relatório Webshoppers, no primeiro semestre de 2022 o e-commerce no Brasil bateu o recorde de vendas, alcançando R$ 53,4 bilhões.
Apesar disso, um estudo realizado pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), em parceria com IPS Consumo, revelou que menos de 30% dos brasileiros afirmam estar satisfeitos com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) oferecido pelas companhias.
Portanto, estamos diante de um grande desafio para as marcas: como garantir uma boa experiência de compra para seus clientes, em especial em época de alta de vendas, como o fim de ano?
As soluções personalizadas de Inteligência Artificial e Machine Learning podem elevar o nível da previsibilidade das vendas online, ajudando assim diretamente no resultado final das empresas. De acordo com Luiz Santos, líder de ciência de dados da H2O.ai, empresa líder em Inteligência Artificial na nuvem, as lojas virtuais podem e devem usar a tecnologia a seu favor.
“As empresas precisam entender que, muito mais do que aumentar as vendas, a Inteligência Artificial contribui com a satisfação e melhoria da experiência dos consumidores. No fim das contas, todos saem lucrando”, comenta o executivo. Pensando nisso, o especialista lista 6 maneiras de como a Inteligência Artificial pode ajudar nos negócios de varejo digital:
- – Análise comportamento de consumo: a IA realiza a análise de padrões praticados por consumidores e identificação de preferências de consumo, além de estágios da jornada de compra. Dessa forma é possível ofertar produtos ideais para o seu público-alvo, oferecendo uma experiência personalizada para o seu consumidor.
- – Precificação: através da IA, é possível estudar a concorrência, identificar tendências, proporcionando maneiras de aperfeiçoar a precificação de seus produtos. As tecnologias permitem uma vantagem competitiva ao analisar paridades, gerenciar catálogo de produtos e facilitar o acesso a informações para estratégias de promoções.
- – Gestão de estoque: a IA permite a realização de previsões de demandas e solicitações, ajudando diretamente no planejamento de estoque, abastecimento de produtos e na agilização do processo de envio e entrega de mercadorias.
- – Agilidade no atendimento: através de soluções automatizadas, é possível oferecer respostas rápidas e assertivas para os clientes, solucionando os problemas do consumidor de maneira muito mais eficiente.
- – Logística de entrega: a IA pode contribuir para a agilidade de todos os processos de logística e entrega de uma empresa, assim como para cotação de frete, otimização e monitoramento de frotas e rastreamento de cargas.
- – Segurança de dados: as ferramentas da IA permitem proteger dados e garantir a segurança de sistemas digitais, protegendo informações de contato e até mesmo processos de pagamento em transações virtuais. Além de ser capar de verificar e apontar possíveis falhas e ameaças, as tecnologias agilizam a implementação de soluções imediatas para qualquer problema detectado.
Segundo Luiz Santos, esses são apenas alguns dos principais exemplos das vantagens da aplicabilidade da IA no varejo digital. “Hoje em dia, é possível optar por soluções prontas e também desenvolver soluções customizadas para qualquer tipo de negócio. As vantagens são inúmeras e, em época de fim de ano e aumento da demanda de consumidores por compras online, isso deve ser considerado ainda mais fortemente.
Aumentar eficiência, agilidade, comunicação, acesso a dados e aumentar a rentabilidade são apenas alguns exemplos, o início de toda uma cadeia de processos que podem ser impactados pela Inteligência Artificial e entregar uma vantagem competitiva para quem implementá-la mais rapidamente”, finaliza o especialista. – Fonte e outras informações, acesse: (https://h2o.ai/).