Contratar e até mesmo atrair o interesse de desenvolvedores é um desafio muito grande. Algumas empresas apostam em Tech Recruiter, outras estão buscando estratégias diferentes e inovadoras, tais como o Inbound Recruiting. O importante no final é conseguir as tão desejadas vagas de tecnologia preenchidas. Mas como vencer o desafio de contratar desenvolvedores? E como mostrar para eles que a sua empresa é a melhor opção para o momento profissional dele? Uma das estratégias é o Inbound Recruiting. Você já conhece?
O Inbound Recruiting é uma forma de criar um relacionamento com seus talentos utilizando estratégias de marketing e conteúdos sobre sua marca empregadora. Assim, sua equipe de recrutamento terá no final um pipeline de talentos interessados em trabalhar na sua empresa. E por que usar para contratar desenvolvedores?
Motivo 01 – você entrará em contato com o talento apenas depois dele já saber quem é sua empresa, quais os benefícios ela oferece, e como é a cultura dela. Ou seja, quando você ligar para ele ou enviar uma mensagem no Linkedin, o desenvolvedor não estará no escuro em relação a nova empresa que buscou por ele. Pensando que esse talento é abordado com uma alta frequência, esse ponto é bastante importante.
Motivo 02 – você terá um pipeline de talentos para consultar caso algum desenvolvedor decida sair da sua empresa. Isso economiza muito tempo de busca no Linkedin e análise de currículos e diminui o seu time to fill ou, em outras palavras, o tempo gasto para fechar uma contratação.
Agora vamos as dicas, como atrair desenvolvedores?
1- Aposte em materiais ricos – Sabe quando você se cadastra para receber um e-book gratuito no seu e-mail? Chegou a hora da sua empresa apostar nesses materiais que farão com que os olhos dos desenvolvedores brilhem. Segundo a pesquisa feita em 2020 pela Matchbox, 45% dos desenvolvedores se interessam por e-books. Agora se você tiver todas as ferramentas necessárias e quiser atrair um número ainda maior de talentos, aposte em cursos online gratuitos. A pesquisa mostrou que 72% dos desenvolvedores consomem esse formato.
2- Tenha um time te apoiando – Nem todo redator consegue abraçar todos os conteúdos de tecnologia. Para atrair esses talentos através de artigos e materiais ricos é importante trabalhar temas que ajudem a resolver as dores da sua persona. Segundo a pesquisa, 69% dos desenvolvedores se interessam por conteúdos como”passo a passo de códigos e novas linguagens”. Imagina que legal se os desenvolvedores da sua empresa escreverem esse tipo de conteúdo?
Os futuros candidatos verão que a sua empresa trabalha com aquela linguagem que ele tanto quer aprender, e isso pode chamar atenção do candidato na hora de aceitar a sua proposta.
3- Aposte em formatos diferentes – Além dos vídeos que comentamos acima – e que chamam a atenção de 88% dos desenvolvedores-, você também pode apostar em outros formatos para entregar conteúdos de qualidade para esses talentos. Os artigos ficam na segunda posição com 69% da popularidade, seguido dos ebooks com 40% e dos podcasts com 32%. Será que não tem um dev aí dentro que adoraria fazer parte de um podcast da sua empresa?
4- Lembre-se de dar dicas sobre desenvolvimento profissional – Nem só de código vive um desenvolvedor. As empresas buscam talentos que além das qualidades técnicas, tenham algumas soft skills bem desenvolvidas. Se a sua empresa busca contratar um pessoal mais sênior, você precisa apostar nesses conteúdos também. Sabia que 91% dos desenvolvedores com mais de 4 anos de experiência se interessam por esses temas?
5- Esteja nas redes sociais – Aquela dica que toda marca já ouviu também funciona para sua marca empregadora. Ter redes sociais de carreira vai te ajudar em futuras contratações de desenvolvedores.
Linkedin, Facebook e Youtube são as redes sociais favoritas deles na hora de se atualizar profissionalmente. Essa história só muda um pouco quando falamos de um pessoal mais sênior.
Segundo a pesquisa, quem tem de 4 a 6 anos de experiência costuma se atualizar com 55% o Linkedin, 47% o Youtube e em terceiro lugar com 32% o Medium. Já se você estiver buscando um pessoal mais junior, vale apostar também no Reddit. Essa rede social fica na quinta posição (atrás das quatro acima) mas atrai 21% desse público.
6- Esteja nos grupos de vagas – Embora 73% dos desenvolvedores encontrem as vagas pelo Linkedin e 51% por indicação de amigos, os grupos de vagas também são opções. 24% dos desenvolvedores estão em grupos do facebook e 21% em grupos de whatsapp. Então, que tal tentar fazer parte também desse grupos ou ter um embaixador da sua empresa, alguém da área de Tech por exemplo, para estar lá e te ajudar na divulgação?
Agora que você já tem as ideias, chegou a hora que colocar tudo em prática, e finalmente começar a criar um pipeline de desenvolvedores.
(*) – É analista de inbound recruiting da Matchbox.