De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce deve alcançar um faturamento da ordem de R$ 205,11 bilhões neste ano, o que representa um aumento de 10,45% na comparação com a previsão de vendas anotada para 2023. A expectativa da entidade é de que as lojas online somem aproximadamente 418,6 milhões de pedidos, feitos por cerca de 91 milhões de consumidores.
Para Felipe Rodrigues, fundador e CEO da Enviou – plataforma especializada em ferramentas e soluções para automatizar o marketing para e-commerce – as lojas online precisam se preparar para alcançar os bons resultados almejados. Para isso, ele recomenda que alguns pontos sejam observados atentamente a fim de evitar problemas e, consequentemente, atrair mais consumidores.
“Se a equipe do e-commerce conseguir estruturar um bom planejamento, fizer ajustes em pontos de atrito e souber combinar as ferramentas certas para criar campanhas estratégicas e ações que tenham sinergia com o público consumidor, o sucesso – e o faturamento – certamente virão”, destaca Rodrigues.
A primeira delas, de acordo com o CEO da Enviou, é não fazer um planejamento para o ano. Planejar significa minimizar riscos e trabalhar da melhor maneira possível com os recursos disponíveis. Por isso, Rodrigues indica que todo negócio tenha objetivos e metas pré-estabelecidas e que o planejamento seja revisitado diversas vezes durante o ano para possíveis ajustes de rota. Ao se antecipar, o e-commerce pode chegar em um novo nível.
O segundo ponto a ser evitado é a falta de investimento em segurança para a loja virtual. Não ter certificação SSL e ferramentas de pagamentos seguras pode ser um ponto crítico para as vendas. Muitos consumidores ficam preocupados em compartilhar suas informações e redobram a atenção na hora de efetuar compras pela internet. Oferecer segurança é essencial nesse negócio.
Outro aspecto relevante é a questão da prova social. A falta de avaliações feitas por outros consumidores a respeito da experiência de compra no e-commerce ou mesmo sobre o produto em questão pode deixar o consumidor com um pé atrás. Por isso, a recomendação é estabelecer conexão com o cliente de forma que ele se sinta engajado a publicar suas impressões e, então, colocar os feedbacks mais interessantes em destaque.
Rodrigues também chama a atenção para as imagens dos produtos ofertados e para a descrição de cada item vendido. As fotos expostas no e-commerce precisam transmitir ao máximo a originalidade da marca. Além disso, o consumidor gosta de ter uma visão 360º do produto para ter certeza de que a escolha está realmente certa.
Dessa forma, é de extrema importância publicar fotos detalhadas e que demonstrem a maior exatidão possível de cada item. Isso também ajuda a evitar possíveis trocas. O descritivo também ajuda nesse processo. Por isso, descreva cada produto com o máximo de detalhes, características e especificações. O 5º ponto a ser observado tem a ver com a falta de opções de pagamento e frete.
Não é necessário oferecer todas as opções disponíveis no mercado. Basta pesquisar entre o público aqueles que são mais utilizados ou os seus preferidos e se concentrar em disponibilizar esses meios. No caso do frete, procure oferecer algumas alternativas também. Para isso, firme parceria com uma empresa de logística, com os Correios e ofereça, se possível, a opção de retirada em um ponto físico.
Por fim, outros dois aspectos: a falta de canais de atendimento ao cliente e a ausência de ferramentas e estratégias de marketing. Mesmo com um bom descritivo e com boas fotos, é possível que o consumidor manifeste alguma dúvida no momento da realização das compras. Uma forma de não perder uma venda eminente é ter um canal de atendimento disponível. Além de auxiliar no momento exato, a existência desse meio também propiciará mais segurança ao cliente, especialmente se for um novo consumidor.
Também, ao deixar de investir em ferramentas estratégicas para o desenvolvimento do marketing do e-commerce, a loja online pode perder oportunidades importantes. A tecnologia é uma importante aliada do marketing, especialmente quando a loja investe em ferramentas que promovem a recuperação de carrinhos abandonados, a recompra inteligente ou mesmo o retorno à navegação.
Aliadas ao e-mail marketing e trabalhando com todas elas de maneira integrada, é possível facilitar a vida dos gerentes de e-commerce e dos times de marketing e, principalmente, agregar ao desempenho de vendas das lojas online. – Fonte e outras informações, acesse:
(www.enviou.com.br).