O mundo dos negócios está em constante evolução e o avanço da tecnologia traz, a cada dia, oportunidades inimagináveis para as empresas dos mais diversos setores. Com a chegada de um novo ano, é essencial olhar com uma perspectiva mais cuidadosa para as tendências que estão surgindo, se programar para adotá-las e também adaptá-las ao ambiente de trabalho.
O complexo ambiente econômico em que vivemos levanta a questão “como aumentar as vendas”, diz Hernán Salas, Diretor de Comunicação para LATAM & MENA da 24TTL, e salienta que as dificuldades do mercado trazem oportunidades para inovar e oferecer experiências cativantes aos seus clientes.
“Através da combinação de tecnologias como IA, comércio conversacional e realidade aumentada, as empresas podem renovar seu foco no desenvolvimento de uma identidade de marca criativa e atraente que se destaque online e impulsione o engajamento e a fidelidade do cliente”, diz Salas.
“Com o fim dos cookies, anunciado pelo Google para o final de 2024, anunciantes, publishers e outros players do mundo do marketing deixarão para trás a dependência de dados de terceiros, abrindo caminho por meio de novas tecnologias para alcançar uma nova forma de interagir com usuários”, afirma Salas, que propõe as seguintes ferramentas tecnológicas para os negócios em 2023:
- – Visitas virtuais (Tour 360°) – Ela se consolida como uma das grandes ferramentas para o comércio online: segundo o TrueCommerce, essa ferramenta pode aumentar a satisfação de compra em 47%.
Algumas das vantagens para as empresas são a maior visibilidade e posicionamento de um produto, o aumento da confiança por parte dos usuários e a geração de apelo visual por meio de fotografias de qualidade. Além disso, é uma estratégia multidispositivo e responsiva.
- – Realidade aumentada – Os componentes de realidade aumentada representam uma mais-valia para quem está utilizando, dada a crescente dificuldade em estabelecer contatos efetivos com potenciais clientes e manter a sua fidelização.
A combinação do mundo real físico e elementos digitais produzem um fascínio especial para o usuário, o que foi demonstrado com a LG, que conseguiu aumentar o engajamento das fichas técnicas dos produtos em 26% graças à implementação da realidade aumentada.
Esta ferramenta tem um grande potencial, especialmente em áreas especializadas e nichos de mercado.
- – Vídeos – Pode ser uma maneira muito mais poderosa de transmitir uma mensagem do que o texto. Com a combinação correta de imagens, música e narração, os vídeos se tornam uma peça chave para criar conteúdo valioso entre usuários e clientes de uma loja virtual, pois além de ajudar a gerar mais atenção do seu público, gera tráfego direto que é compartilhado através de redes sociais e outros sites.
Segundo o Animoto, os vídeos podem aumentar a intenção de compra em até 73%. O motivo? Os consumidores declaram que isso os ajuda a ter mais clareza sobre o produto que compram, reduzindo potenciais devoluções e insatisfação com a compra.
- – Chatbots e resposta de voz interativa – Nos últimos anos, o uso dessa ferramenta para aumentar as vendas se popularizou, sendo utilizada para que os clientes possam comprar e rastrear produtos de forma rápida e fácil: até 2023, os chatbots devem gerar mais de US$ 100 bilhões em receita para as empresas.
A inteligência artificial como recurso para melhorar a experiência do cliente, atenção, atendimento e aumentar as vendas é uma realidade, permitindo que os usuários se comuniquem com as marcas como fariam com uma pessoa, criando conversas mais “humanas”.
Também não podemos esquecer as eficiências que eles produzem: podem gerar economias de até 30% ao ano, prevendo uma economia de US$ 8 bilhões somente em 2022. A resposta de voz interativa, por sua vez, automatiza o sistema de chamadas telefônicas de uma empresa. O IVR permite que os clientes respondam a perguntas com respostas pré-gravadas, sem precisar entrar em contato com um agente humano.
- – Metaverso – Esta ferramenta representa uma oportunidade para as empresas e, ao mesmo tempo, um enorme desafio para a sua estratégia de marketing e comunicação. O desafio é aprender a comunicar da forma mais otimizada para mudar a forma como interagimos e focar no poder atrativo da experiência.
Envolver o público em dois universos diferentes ao mesmo tempo onde as regras, comportamentos e expectativas serão completamente diferentes. “Estas são apenas algumas das maneiras pelas quais os avanços na tecnologia podem ser aproveitados para compensar o futuro sem cookies.
De fato, as marcas que estão antecipando essa mudança, sem dúvida, poderão criar relacionamentos mais próximos e confiáveis com seus clientes do que aquelas que ficam para trás quando os dados de terceiros se tornarem coisa do passado”, conclui Hernán. – Fonte e outras informações, acesse: (https://24ttl.net/en).