Yara Machado (*)
O mercado de influenciadores movimenta cifras milionárias todos os anos. A chamada ‘creator economy’, envolve todas as pessoas que criam conteúdo nas plataformas digitais e ganham com esse trabalho. Segundo dados da Statista, o Brasil é o país onde os influenciadores digitais exercem maior influência entre os consumidores, 45% das pessoas dizem já ter comprado algum produto promovido nas redes sociais por um criador de conteúdo. Hoje em dia, uma estratégia de marketing eficiente deve contar com influencers. No entanto, ter um influenciador promovendo um produto ou serviço não é certeza de sucesso. Para que a divulgação através de creators obtenha êxito, é necessária criar uma estratégia e conhecer bem o público-alvo que se pretende atingir.
Conheça cinco ações que podem ajudar uma organização a montar uma publi arrebatadora em conjunto com um influenciador digital.
1- Entregar sempre um bom briefing
As informações do briefing são os primeiros dados que o influenciador terá contato ao fechar a campanha. É também para esse documento que ele vai recorrer em caso de dúvidas sobre o projeto, por isso é importante que seja claro e bastante completo para evitar ruídos na comunicação. O ideal é disponibilizar detalhes sobre história da corporação, colocar o máximo de detalhes sobre a publicidade, informar o que pode ser falado, detalhar o que não pode ser feito. Outro ponto crucial é especificar se quer um texto ou vídeo, por exemplo, já que os valores são diferentes para as duas ações.
2 – Manter uma relação de confiança e troca entre marca/influenciador
Não basta buscar o criador de conteúdo com o maior número de seguidores, é preciso que a pessoa demonstre afinidade com a marca. Desta forma, construir um relacionamento de amizade desde o início, alinhando expectativas de ambos os lados, vai refletir no êxito da campanha. A empresa também deve permitir que o profissional expresse suas individualidades e personalidade genuína. Ajustes podem ser combinados no processo para que a mensagem seja transmitida da maneira que foi planejada.
3 – Integrar a marca de forma natural com o influenciador
As redes sociais são mídias espontâneas por natureza, por isso é fundamental que a marca seja integrada de forma natural dentro do universo do influenciador. Ao pensar na publicidade, o gestor de marketing deve elaborar uma campanha que leve em consideração as particularidades de cada influenciador, as características dele que combinam com a marca e podem ser usadas no trabalho. Até por isso, a busca pelos criadores de conteúdo deve ser minuciosa, buscando sempre fechar contratos com influenciadores que tenham o perfil da empresa, independentemente da quantidade de seguidores. A audiência precisa fazer sentido para a empresa.
4 – Promover o conteúdo
Não adianta elaborar um briefing completo, escolher criteriosamente o influenciador que deseja trabalhar e manter um bom relacionamento com ele, se a empresa não investir na promoção do conteúdo. Simultaneamente com a ação do influencer, a corporação deve compartilhar o conteúdo em suas próprias plataformas e canais de marketing, até mesmo investir em mídia patrocinada para alcançar mais pessoas.
5 – Monitorar o feedback
O monitoramento da publicidade é a etapa final, mas não menos importante. A empresa precisa estar atenta a todas as menções sobre a marca durante a campanha. Responder comentários, negativos ou positivos, faz parte do processo e fornece insights preciosos a respeito da percepção do público. Após mensurar os números e observar a aceitação do trabalho, é possível pensar se compensa chamar o influenciador para outras publis.
(*) É CEO da Céu de Prata, empresa paulistana com foco em vendas de joias on-line – e-mail: [email protected].