Com rotinas cada vez mais corridas e, ao mesmo tempo, maçantes, a carga laboral excessiva tem gerado um grande desgaste físico, mental e emocional de grande parte da população. Diante desse novo contexto, os cuidados com o bem-estar dos funcionários, mais do que nunca, têm que ficar no centro dos negócios.
Enquanto a já popular Customer Experience busca avaliar e trazer novas estratégias para uma boa experiência aos clientes de uma determinada empresa, a Employee Experience (ou a Experiência do Colaborador, em tradução livre) traz este olhar para “dentro de casa”, com uma série de ações estratégicas voltadas para melhorar a experiência dos colaboradores no ambiente de trabalho, a fim de garantir o bem-estar das equipes.
“É interessante entender que técnicas e ações para melhorar a Experiência do Funcionário também são uma via de mão dupla quando o assunto é retorno. Enquanto de um lado os empregados da organização encontram maior conforto, bem-estar e qualidade de vida, do outro, a empresa se depara com uma equipe mais saudável e motivada”, ressalta Pedro Iglesias, sócio e business development manager da Team Upp, consultoria especializada em engajamento e bem-estar.
Segundo o levantamento realizado pela empresa em 2020, o Benchmark Brasil de Employee Experience, cerca de 70% das companhias entrevistadas não possuem nenhum programa voltado para uma boa experiência de seus colaboradores, enquanto 90% destaca que a retenção de talentos tem sido um dos principais desafios.
A fim de auxiliar times de gestão e empresários, Iglesias separou cinco dicas de como aplicar a Employee Experience em seus negócios e promover um ambiente de trabalho mais feliz e motivador. Confira!
. Invista em uma boa comunicação interna: o primeiro caminho para estreitar um bom relacionamento com o time e garantir que todos estejam na mesma página em relação aos assuntos e aos valores da empresa é possuir uma comunicação eficaz e fluida.
Para isso, a chamada Comunicação Interna pode ser a grande aliada. Trabalhando em conjunto com os times de RH e de Marketing, por exemplo, a C.I. surge como um canal para contar sobre as novidades, eventos, evitar ruídos e boatos.
. Fique de olho no marketing de incentivo: enquanto a bonificação financeira é um caminho interessante, ela também pode ser muito impessoal e distanciar a sua equipe. Por isso, as palavras-chave aqui são humanização e criatividade.
Aqui, vale de tudo: oferecer um jantar a dois em restaurante renomado, um pacote de viagens, day-off, um dia em um parque de diversões, ações gamificadas (que utilizam-se de elementos de jogos) para maior engajamento, criação de comunidades dos colaboradores e desafios diversificados nestas redes, benefícios diferenciados como descontos em lojas parceiras… a lista de possibilidades é vasta, então use e abuse.
. Torne o trabalho divertido: aqui, utilizam-se elementos de jogos para tornar treinamentos, ações e metas mais lúdicas e atrativas. Para dar uma força extra, saiba que hoje já existem no mercado empresas que auxiliam os times de gestão nesta missão.
. Faça pesquisas de clima constantemente: as pesquisas de clima são de suma importância para entender como está a cultura organizacional de uma empresa e a visão de seus colaboradores.
Os feedbacks são os melhores atalhos para entender o que tem sido feito corretamente e o que precisa melhorar. As pesquisas também são ótimos mecanismos para coletar ideias diferenciadas para novas estratégias e estabelecer indicadores para verificar a evolução das estratégias e da percepção do time;
. Cuide do bem-estar da sua equipe: com a saúde mental colocada em evidência, busque alternativas que possam auxiliar no bem-estar emocional de todos, como realizar parcerias com plataformas de psicologia online e oferecer sessões gratuitas (mesmo que no horário do expediente); crie mecanismos de manter os times mais próximos e interagindo, mesmo que à distância, e promova encontros virtuais para conversar e rir um pouco. – Fonte e mais informações: (www.teamupp.com.br).