O e-commerce brasileiro segue em ritmo acelerado e promete mais um ano de resultados expressivos. Com a projeção de crescimento de 10% em relação a 2024, o setor deve faturar R$ 224,7 bilhões em 2025, representando um incremento de quase R$ 20 bilhões em apenas um ano.
Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Confira os principais dados do relatório:
● Crescimento contínuo – Em 2025, a expectativa é que o país alcance o 8° ano consecutivo de expansão do setor. Desde 2018, este avanço é impulsionado principalmente pela transformação digital e mudanças nos hábitos de consumo.
● Aumento no ticket médio – A previsão é de um crescimento de 4,7%, alcançando R$ 515,80.
● Mais compradores – O número de consumidores deve crescer e chegar a 94 milhões, três milhões a mais do que em 2024.
● Mais transações – O volume de pedidos deve crescer 5%, totalizando 435 milhões de compras online.
“Os números mostram como o e-commerce já se consolidou como uma parte essencial do varejo brasileiro. A integração de estratégias inovadoras, como a personalização da experiência do cliente e a implementação de programas de benefícios, tem contribuído para o crescimento do setor”, comenta Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo.
. Omnichannel: o novo padrão de consumo – Os varejistas precisam investir em estratégias que fortaleçam a presença no digital e ampliar o contato com os consumidores, para gerar novas oportunidades de negócios.
O investimento em canais omnichannel tem se destacado como essencial para oferecer aos consumidores uma jornada de compra mais integrada. Isso significa que a experiência de comunicação do cliente no meio online deve ser equivalente à de uma loja física.
. Retail media: a nova fronteira do marketing digital – Uma das estratégias-chave recomendadas por Eduardo é o retail media, que permite expandir e diversificar ainda mais os anúncios no ambiente digital. Confira as vantagens do retail media:
● Personalização – Utilizando dados do relacionamento no e-commerce, varejistas podem direcionar promoções com maior afinidade para seus clientes.
● Canais integrados – A conexão entre espaços online e offline proporciona uma experiência de compra mais fluída e imersiva.
● Renda extra – o retail media possibilita novas fontes de receita, com anúncios estratégicos, como marketplaces, aplicativos e outras plataformas digitais.
Segundo o relatório Latin America Retail Media Trends 2024, da Emarketer, foram investidos R$ 3,8 bilhões nessa modalidade em 2024. “A expectativa é de que esse valor cresça de forma significativa nos próximos anos”, conclui Eduardo. – Fonte e outras informações: (https://www.tenerity.com/br).