Não há dúvidas de que o consumidor está mais exigente. A quantidade de informações recebidas influencia no aumento da expectativa e atenção a detalhes dos produtos ou serviços que consome. Por isso, é essencial buscar soluções para fidelizá-los e aumentar as vendas no varejo. Essa é uma ótima chance para encontrar mais competitividade, se diferenciar no mercado e criar oportunidades diante das dificuldades.
Você pode oferecer o que seu público espera, mantendo resultados positivos.
Com a proximidade da Black Friday, a IZIO&CO, solução completa de comunicação e eficiência – no app, na gôndola ou no caixa, lista 11 dicas para aumentar as vendas a partir de agora. Confira:
- Monitore o mercado de maneira completa – É imprescindível acompanhar as informações do mercado, principalmente as que podem engajar seu público. Isso significa:
• projetar cenários;
• monitorar as notícias;
• acompanhar a concorrência.
Esse cuidado é fundamental para auxiliar na tomada de decisão, conseguir mais efetividade nas ações e planejar as melhores maneiras de aumentar as vendas no varejo.
- Invista em marketing digital – Ampliar as conversões e reduzir os custos devem andar lado a lado. Tanto em cenários de crise quanto em tempos de tranquilidade, é preciso criar estratégias para melhorar os resultados sem impactar a saúde financeira do negócio. Pensando nisso, uma boa alternativa é investir em marketing digital.
Com essa tática, você pode manter uma comunicação próxima do público e economizar, pois, as estratégias de marketing digital custam menos que a publicidade tradicional, oferecendo retorno positivo. Para aproveitar todo o potencial dessa tática, o recomendado é elaborar um planejamento completo das ações de marketing para determinado período.
- Priorize o atendimento – A experiência do cliente é primordial para aumentar as vendas. Isso diferencia seu negócio, considerando que os clientes valorizam o atendimento personalizado e humanizado.
É importante treinar o time para que o consumidor tenha suas necessidades consideradas e atendidas. Vale investir em uma abordagem consultiva e empática, colocando o cliente no centro da experiência para que a jornada de compra seja favorável.
- Considere usar o e-commerce – As vendas virtuais aumentam o alcance de público e diminuem os custos operacionais para consolidar uma venda. Em momentos de crise, isso faz a diferença nos resultados, além de ser um diferencial competitivo em relação aos concorrentes que não tomaram essa iniciativa.
O ideal é estruturar uma atuação de e-commerce integrada à experiência física. As necessidades do cliente podem ser atendidas de maneira mais eficaz e ágil quando há versatilidade no momento de compra. Algumas possibilidades no e-commerce são as vendas pelo WhatsApp, redes sociais ou delivery.
- Reforce o valor do produto ou serviço – Uma das soluções mais comuns nas vendas em varejo é efetuar promoções ou baixas no preço, mas essa pode não ser a melhor alternativa. Foque em reforçar o valor agregado do produto ou serviço oferecido. A proposta é demonstrar os diferenciais da oferta e como ela pode ajudar.
Com uma comunicação eficiente, há mais chances de convencer o público. Não apenas no momento da compra, isso pode facilitar a fidelização dos clientes, favorecendo que eles comprem novamente.
- Aumente a perspectiva do custo-benefício – Atue para ampliar o custo-benefício ligado à compra. Assim, as pessoas sentem que recebem mais pelo mesmo valor, o que permite aumentar as vendas no varejo. Uma forma de fazer isso é ao criar uma estratégia de cashback. Nessa tática, parte dos valores gastos retorna em formato de descontos ao cliente, permitindo a fidelização do consumidor e satisfação com a experiência de compra com a marca.
- Fidelize os clientes – A fidelização de clientes é importante para garantir que aquele consumidor volte e compre novamente, em vez de focar apenas em obter consumidores novos. Além de aumentar as vendas, o custo de aquisição diminui. Com um programa de cashback e outros recursos de fidelidade, as pessoas se interessam em realizar novas compras.
Por isso, é fundamental caprichar no atendimento e fortalecer o relacionamento. Quanto mais próximo e efetivo for o contato, maiores são as chances de retenção do consumidor.
- Utilize um CRM – Por falar em fidelização e relacionamento, essa tecnologia pode auxiliar, e muito. Nesse sentido, o melhor é implementar o uso de um CRM em sua estratégia de gestão de clientes, com foco na recorrência das compras. O sistema registra informações relevantes sobre o público, permite a segmentação e ajuda a aumentar as vendas no varejo.
- Defina metas – Outro passo importante para aumentar as vendas no varejo é definir metas. No entanto, não basta se basear apenas no que você espera para determinar esses números. É de suma importância avaliar uma série de variáveis para criar metas que sejam alcançáveis. Do contrário, nem mesmo a equipe de vendas se manterá motivada para conquistar os objetivos propostos.
Avalie a época do ano, a oferta e a demanda do mercado, pesquise sobre a concorrência e estude a fundo o que seus produtos ou serviços podem oferecer. A partir disso, ficará mais fácil enxergar as metas que deverão ser batidas em um futuro próximo.
- Desenvolva um plano de ação efetivo – Lembre-se de desenvolver um plano de ação que seja efetivo. Se o seu cliente decidiu procurar por sua empresa, você já tem essa vantagem perante a concorrência. Entretanto, isso não é suficiente para que você garanta a venda. É fundamental que você tenha um plano que foque em:
• definir um preço interessante;
• procurar ajuda do canal mais favorável;
• oferecer o serviço adequado para o cliente certo.
Ter a resposta para cada um desses itens é o primeiro passo para você saber o que fazer. Para completar, vale a pena ouvir seu cliente, colher feedbacks e realizar pesquisas. Assim, você ouve o que ele tem a dizer e sabe como modelar seu plano de modo a atender às necessidades do público de maneira satisfatória.
- Aposte na tecnologia – Vá além das opções tecnologias tradicionais para aumentar as vendas e considere o uso de softwares completos e integrados, que facilitam a análise dos dados e tomada de decisões acertadas. Investir em plataformas para organizar pedidos, estoque e documentação é uma maneira de deixar informações mais organizadas, agilizar entregas e poupar tempo.
Essas são as principais dicas para aumentar as vendas no varejo. Para ter sucesso, é preciso dedicação e planejamento. Aproveite que você já sabe por onde começar e trace suas estratégias para desenvolver mais competitividade, fidelizar clientes e impulsionar suas vendas nessa Black Friday. – Fonte e outras informações, acesse: (https://www.izio.com.br/).