O mercado de trabalho vem se transformando ao longo dos anos e, por conta da tecnologia e de novas ferramentas surgindo constantemente, é comum que profissões caiam em desuso, enquanto outras, que nem sequer imaginávamos, apareçam e mudem completamente nossa visão sobre inúmeros aspectos. Se, há três anos, com o início da pandemia, a discussão era sobre a eficácia do home office, hoje está mais do que provado que a forma de trabalho poderá se adaptar sempre que necessário, sendo possível trabalhar de qualquer lugar, inclusive viajando.
Já as profissões inusitadas surgem de acordo com demandas que costumam ser pra lá de específicas, como o caso de montadoras que contratam alguém para controlar o odor dos veículos que acabaram de sair das fábricas, ou ainda o cargo de “cliente oculto”, que, basicamente, remunera profissionais para se passar por um consumidor comum e testar os serviços, produtos e atendimento de determinada marca.
Um caso de sucesso aqui no Brasil e realizado pelo segundo ano consecutivo foi o “Emprego dos Sonhos”, criado pela Emma Colchões, líder mundial do sono em vendas D2C – Direct to Consumer. Em 2023, a empresa pagou um salário de R$ 10 mil para que sua candidata testasse os produtos da marca e compartilhasse as experiências nas redes sociais.
“Acreditamos muito em nossa tecnologia e na forma que os produtos Emma realmente podem melhorar a qualidade do sono das pessoas. Ao mesmo tempo, estamos sempre buscando desenvolver ações criativas e que fogem do óbvio. Por isso, aceitamos o desafio de pagar para alguém dormir e ter a experiência completa que produzimos, pensando em uma noite de sono revigorante”, explica Isabela de Cesare Scretas, Country Team Lead Brasil.
A repercussão foi muito positiva e a empresa obteve 4.594 interessados somente no processo seletivo de 2023, número 28% maior que no ano anterior. O candidato teve de enviar um vídeo contando por que deveria ser escolhido, além de contar o que mais tirava seu sono.
“Do ponto de vista de marketing, a ação apresentou insights importantes e, por se tratar de uma marca global – presente em mais de 33 países, mostrou que um mesmo projeto aplicado em um país do outro lado do hemisfério também será satisfatório no Brasil, principalmente quando levamos em conta as particularidades de cada localidade”, complementa Isabela.
Além dos números que foram muito positivos, a ação também visou gerar uma boa experiência para as especialistas do sono, tanto por usar produtos desenvolvidos com tecnologia e qualidade, como também pela remuneração e oportunidade de ser pago para fazer algo extremamente prazeroso, de forma criativa e divertida. “Ser a Especialista do Sono da Emma foi, com certeza, uma das melhores experiências da minha vida, principalmente por melhorar a qualidade do meu sono, além da chance incrível de criar conteúdo e viver novas experiências na internet”, conta Monnic Monteiro, candidata escolhida pelo processo seletivo do ano passado para o Emprego dos Sonhos.