Como contratar desenvolvedores e as vantagens de terceirizar essas demandas

em Carreira e Mercado de Trabalho
segunda-feira, 09 de setembro de 2024

A contratação de desenvolvedores de software qualificados tem sido um assunto recorrente nas redes sociais dedicadas a oportunidades profissionais há alguns anos, tendo se intensificado na pandemia, onde estudantes e formados buscaram encarar as áreas de tecnologia por acreditarem em melhores oportunidades de mercado. Apesar da existência de profissionais em diferentes momentos de carreira, a demanda do mercado é ainda maior.

De acordo com um relatório recente da Glassdoor, a demanda por desenvolvedores de software tem crescido exponencialmente, com um aumento de 21% na procura por esses profissionais nos últimos cinco anos. Além disso, o Bureau of Labor Statistics dos Estados Unidos projeta um crescimento de 22% nas oportunidades de emprego na área de desenvolvimento de software até 2029, refletindo a necessidade crescente de inovação tecnológica em diversos setores.

Com este cenário, identificar e atrair os talentos mais competentes não só impulsiona a inovação da empresa em que ele será inserido, como também garante a competitividade do mercado. É o que explica Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa responsável pelo desenvolvimento de aplicativos:

“Além de avaliações técnicas rigorosas, considerar a compatibilidade cultural, o famoso ‘fit cultural’, e a capacidade de trabalhar em equipe pode fazer toda diferença. Aqui na empresa nós avaliamos as capacidades técnicas, mas também o ‘match’ que o profissional pode ter com o projeto, para conseguir fazer uma entrega qualificada aos nossos clientes”.

Confira 5 pontos de atenção ao contratar um desenvolvedor de software que empresas especialistas em terceirização apontam:

  • Verifique a experiência: Confirme se o desenvolvedor possui experiência relevante e sólida no tipo de projeto que você precisa.
  • Avalie o portfólio: Analise exemplos de trabalhos anteriores para garantir que o desenvolvedor tem habilidades e estilo compatíveis com suas necessidades.
  • Priorize a qualidade: Escolha um desenvolvedor que entrega código limpo, bem estruturado e testado, garantindo um produto final robusto e eficiente.
  • Considere o suporte técnico: Certifique-se de que o desenvolvedor oferece suporte pós-lançamento para resolver problemas e realizar manutenção.

“Para empresas que não possuem um time especializado em tecnologia, a terceirização de desenvolvedores é uma solução estratégica que permite acesso a profissionais altamente qualificados e experientes, sem a necessidade de construir uma equipe interna do zero. Isso é fundamental para manter a competitividade e acompanhar as inovações do mercado”, completa.

A contratação de desenvolvedores de software é um passo que, conforme destacado pelo empresário, pode influenciar significativamente o sucesso de um projeto. Ao seguir estas diretrizes, as empresas podem formar equipes altamente qualificadas e preparadas, capazes de enfrentar desafios complexos e aproveitar as oportunidades emergentes no mercado tecnológico. – Fonte e outras informações: (https://site.alphacode.com.br/).