Katiuscia Teixeira (*)
Funcionários satisfeitos e engajados são um ativo estratégico — eles entregam um serviço ao cliente de qualidade superior e personificam o compromisso da empresa com a excelência. Essa conexão direta entre o envolvimento do colaborador e a satisfação do consumidor é primordial para o sucesso empresarial.
O livro “A Vantagem da Experiência do Funcionário”, de Jacob Morgan, destaca que empresas que investem na experiência dos funcionários são quatro vezes mais lucrativas do que aquelas que negligenciam o engajamento interno. É um fato inegável: cuidar dos funcionários é um investimento direto na saúde financeira da empresa. Mas como, exatamente, esse investimento se traduz em resultados?
Recrutamento estratégico
O recrutamento e seleção de talentos não se limitam apenas à busca por habilidades técnicas. É necessário identificar candidatos que compartilham os valores e a cultura organizacional da empresa. Ao cultivar uma equipe coesa desde o início, é possível estabelecer as bases para um ambiente de trabalho que nutre o engajamento e, consequentemente, a satisfação do consumidor.
Desenvolvimento contínuo
Investir no desenvolvimento de habilidades é investir no potencial humano. Oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento aprimora o desempenho individual e fortalece o senso de pertencimento e colaboração dentro da equipe. O desenvolvimento contínuo eleva a qualidade do trabalho e fortalece os laços entre os colaboradores e a empresa, refletindo, positivamente, na experiência do cliente.
O papel da liderança
Líderes eficazes impulsionam o engajamento e alinhamento de equipe. Ao investir no desenvolvimento de liderança, capacitamos os líderes a inspirar e motivar suas equipes, além de promover uma cultura de comunicação aberta e feedback construtivo. Dirigentes engajados resultam em equipes motivadas, alinhadas com os objetivos da empresa e comprometidas em superar as expectativas do público-alvo.
O ciclo virtuoso da motivação
A motivação dos funcionários impulsiona todo o ciclo. Colaboradores genuinamente envolvidos se dedicam mais ao trabalho e se tornam embaixadores da marca, transmitindo entusiasmo e comprometimento aos clientes. Essa conexão emocional se reflete diretamente na qualidade do serviço prestado, influenciando, positivamente, a percepção e a fidelidade do consumidor.
O engajamento interno é mais do que uma estratégia da área de Pessoas e Cultura; se traduz em excelência empresarial. Priorizar o bem-estar dos funcionários é construir equipes de alto desempenho e cultivar relacionamentos duradouros com os clientes. A atuação centrada no consumidor faz com que a experiência comece de dentro para fora — chave para o sucesso.
(*) Chief Human Resources Officer (CHRO) da Zenvia.