223 views 4 mins

Salário no cartão pré-pago, essa nova funcionalidade

em Artigos
quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Elvis Tinti (*)

Não há nada mais gratificante do que receber seu salário após um mês de trabalho duro. Contudo, como você recebe o seu rendimento?

Até pouco tempo atrás, o trabalhador tinha poucas escolhas: ou ele abria uma conta em banco e ficava dependente das tarifas cobradas ou recebia em dinheiro vivo e corria riscos desnecessários de roubo ou perda. Isso faz com que as pessoas realizem verdadeiras manobras de saque, transferência e depósito para conseguir pagar as contas e fazer as compras.

Entretanto, já é possível receber todo o salário direto em seu cartão pré-pago, sem intermediação de bancos ou pagamento de taxas. Essa novidade foi implementada pela Resolução 4.693/2018, do Banco
Central, e já está valendo desde 1º de julho de 2018. Os salários podem ser transferidos diretamente para as contas de pagamentos, ou seja, cartões pré e pós pagos oferecidos por instituições financeiras e fintechs.

Além da transferência gratuita, a norma também permite ao consumidor que ele solicite a portabilidade diretamente na instituição de destino ao invés de ter que comunicar o empregador ou o banco. A decisão do governo federal aumentou o poder do funcionário sobre seu próprio
salário. Com a medida, ele passa a ter muito mais opções e comodidade para administrar seu dinheiro e pode definir quais as melhores formas de gastá-lo.

Afinal de contas, se o cartão pré-pago já é ideal para pagamento de contas, recargas de celular e compras no supermercado, o usuário não precisa mais ter que transferir o valor da sua conta para o meio de pagamento. Basta se planejar para usá-lo de forma transparente e sem burocracia. Além da rapidez, essa nova modalidade de recebimento do salário traz mais conforto, segurança e economia ao usuário.

Ele não precisa mais realizar diversas transferências entre contas, pagando tarifas bancárias, e tampouco precisa sacar e depositar grandes somas de dinheiro em cédulas, correndo o risco de assalto. Sem falar no impacto econômico, uma vez que estimula a concorrência entre as instituições financeiras com a oferta de soluções cada vez mais inovadoras à população.

As facilidades tecnológicas dos últimos anos mudou a percepção das pessoas em praticamente todas as áreas. Atualmente, elas querem serviços cada vez mais rápidos, intuitivos e simples. Com a administração de seus salários não é diferente. Ao invés de fazer diversas transferências e ter que agendar pagamentos, fica muito mais fácil quando o rendimento já cai no mesmo meio utilizado para pagar as contas.

Com a portabilidade do salário para os cartões pré-pagos, o Brasil dá um passo importante rumo à desburocratização financeira.

(*) – É Sales & Marketing Executive Director da Acesso, empresa líder em serviços financeiros, emissão, processamento e gestão de cartões pré-pagos, uma das 10 maiores fintechs da América Latina ([email protected]).