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O WhatsApp comercial é mais valioso que o Instagram

em Artigos
quarta-feira, 05 de junho de 2024

Raquel Antoniette (*)

É indiscutível que as redes sociais são importantes para o crescimento e consolidação das empresas. Compreender quais estratégias e quais canais usar se tornou imprescindível para os empreendedores.

Este universo possui cerca de 145 milhões de brasileiros ativos, conforme o Digital 2024: Global Overview Report, dos quais, de acordo com a pesquisa Global Consumer Insights Pulse, da PWC, ao menos 30% afirmam ter pesquisado online sobre produtos que desejam comprar, antes mesmo de pedir a opinião de amigos, colegas ou familiares.

Isso demonstra o peso importante do ambiente digital nos hábitos de consumo atualmente. No entanto, como empresa, é preciso saber como agir neste infinito de possibilidades.
Em treinamentos e consultorias, sempre provoco o seguinte pensamento: o seu primeiro cliente será seus amigos. E onde eles estão?

É bem provável que a resposta seja “em minha lista de contatos”. Sendo assim, antes mesmo de pensar em investir em conteúdos elaborados ou demais estratégias caras de Marketing Digital, por que não concentrar os esforços em trabalhar corretamente o WhatsApp comercial da sua empresa? No WhatsApp, os ‘seguidores’ são os contatos dos empreendedores e das empresas, em geral presentes nas agendas, o que dá mais garantia de que ninguém pode apagá-los.

Ao contrário do Instagram, onde perfis podem ser apagados ou bloqueados sem aviso, nesta rede os perfis estão sujeitos às políticas e aos algoritmos da plataforma, que são muito subjetivos e não tão esclarecedores como deveriam, o que pode causar bloqueios ou até mesmo a perda de seguidores, resultando em perdas significativas para as empresas. Assim, no WhatsApp, se trabalhado da forma correta, os empreendedores têm mais autonomia e controle sobre o funcionamento da ferramenta.

Ao perceber isso, o empreendedor entenderá que o seu grande trunfo é a lista de contatos, e não os posts super elaborados e nem mesmo os altos custos no tráfego pago, por exemplo. Lembrem-se sempre: pessoas compram de pessoas. Por isso, sempre sugiro que, no WhatsApp, adote-se um tom humanizado e mais pessoal nas mensagens e até mesmo na escolha da foto de perfil, porque isso irá melhorar a experiência dos clientes.

Quando os interessados em seus produtos ou serviços percebem que são tratados como únicos, a tendência é que haja maior confiança. Assim crescem as possibilidades de conversão de vendas e tornar os potenciais clientes em consumidores fiéis. Incorporar a humanização na comunicação de sua empresa será vital para obter vantagens significativas no mercado. No entanto, tenha em mente que, para fidelizar os clientes com sucesso, é crucial investir no treinamento da sua equipe.

Oferecer um atendimento de qualidade é a chave para melhorar a experiência e a jornada do consumidor, o que servirá de grande impulso para suas vendas e crescimento do seu negócio.

(*) – É consultora, colunista, mentora e professora na Belas Artes de Estratégias em Excelência de Atendimento, Jornada do Cliente e Marketing Digital.