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O que esperar do aprendizado corporativo neste ano

em Artigos
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Raphael Spinelli (*)

As demandas dos profissionais vêm mudando – seja por home office ou por trabalho híbrido, por conta da pandemia, ou por mais políticas de diversidade e inclusão.

Essas mudanças, junto com as constantes transformações nas funções que os profissionais desempenham, requerem que eles adquiram novas habilidades – principalmente as power skills (também chamadas de soft skills ou habilidades comportamentais). Liderança, trabalho em equipe e comunicação são alguns exemplos de power skills, competências que não são apenas interessantes para o mundo corporativo – mas fundamentais.

As empresas, visando atingir os melhores resultados possíveis, devem oferecer treinamentos para os seus funcionários conquistarem essas habilidades. E, se os cursos online já eram a opção mais prática e atualizada possível antes da pandemia, hoje também são uma opção segura.

De acordo com um relatório que divulgamos pela Udemy Business, chamado ‘2022 Workplace Learning Trends’, as principais tendências de aprendizado de power skills no mundo corporativo para 2022 estão relacionadas a temas como comunicação e trabalho em equipe, liderança e gestão, produtividade e colaboração e desenvolvimento pessoal e bem-estar.

Entre as habilidades de comunicação e trabalho em equipe, por exemplo, a que mais cresceu em consumo entre 2020 e 2021 por parte dos profissionais foi assertividade, com um aumento de 250%. Já entre as competências de liderança e gestão, o maior crescimento foi em cursos de diversidade e inclusão, um aumento de 205%. Competências táticas, como análise de Excel, também tiveram crescimentos expressivos no mesmo período – no caso da habilidade em questão, de 195%.

Já entre as competências técnicas, gestão de banco de dados cresceu 475%, por exemplo. Habilidades como essas têm sido requisitadas pelas empresas inclusive de profissionais que não trabalham diretamente com dados. No Brasil, algumas das power skills que mais aumentaram em consumo por parte dos profissionais foram gestão de tempo, com um crescimento de 226%, e liderança, com um crescimento de 116%.

A demanda por essas habilidades pode ter se intensificado na pandemia porque mais profissionais passaram a trabalhar de casa e encontraram o desafio de se adaptar a esse novo modelo. Seja em power skills, habilidades táticas ou técnicas, o que podemos esperar do aprendizado corporativo é que ele seja atualizado, útil, prático e… online!

(*) – É diretor regional da Udemy para a América Latina (www.udemy.com).