Eduardo Shinyashiki (*)
Muito comuns no ambiente de trabalho, os problemas de comunicação entre as pessoas podem estar relacionados aos mais diversos fatores.
São diferenças culturais, crenças, hábitos, graus de autoconhecimento, falta de tempo, omissão de informações e dificuldades de acesso dos colaboradores aos líderes e dos líderes aos colaboradores.
Os ruídos da comunicação podem interferir diretamente dentro da equipe, na empresa, no processo de transmissão de informações e na capacidade dos líderes de criar um espaço de confiança que proporcione dados importantes para o bom andamento da organização
Antes de identificar quais são as possíveis soluções para reverter o quadro de problemas, é importante entender que o significado da comunicação pode ser diferente para cada pessoa. As palavras podem ter conotações distintas para cada um e isso cria os milagres e os traumas da expressão, o prazer e a dificuldade, a distância ou a aproximação. Afinal, os seres humanos têm elementos em comum, mas também uma profunda diversidade e autonomia.
Muitas vezes, na dinâmica da comunicação, não entendemos plenamente as motivações do destinatário e não conhecemos a sua capacidade de elaborar a informação recebida. A nossa reflexão se concentra na importância de desenvolver plena consciência que o destinatário da nossa informação é um protagonista ativo, que verifica, interpreta os conteúdos da mensagem e pode aceitá-la ou rejeitá-la, pois somos diferentes mesmo na comunhão de objetivos.
Para melhorar todo o processo comunicativo, é preciso que uma nova sensibilidade esteja presente no contexto empresarial. É preciso atender às novas realidades e exigências dentro das organizações, as quais devem estar relacionadas ao fator humano e à valorização do potencial, dos relacionamentos interpessoais, do trabalho em equipe, do indivíduo como um todo e com as suas diversidades.
Todos esses cuidados terão como consequência uma atenção maior na comunicação interpessoal. Ela não é uma simples passagem de dados, fenômeno mecânico entre estímulo e resposta, mas uma troca de conhecimentos, informações, emoções entre as pessoas envolvidas.
Desta forma, é preciso criar uma troca comunicativa que envolva elementos não mensuráveis, como a emoção, a empatia e a experiência pessoal, com evidência na complexidade dos elementos envolvidos na relação entre comunicador, mensagem e destinatário. A comunicação é o elemento catalisador da criação dos contextos necessários para atingir os resultados estabelecidos.
Sei que é fácil dizer que a comunicação nas empresas é uma das ferramentas importantes para o sucesso, porém é difícil colocá-la em prática. O fato, no entanto, é que a reflexão sobre esse aspecto é fundamental para a solução de situações aparentemente insuperáveis. Podemos influenciar os cenários e a realidade, criando o futuro que escolhemos.
(*) – Mestre em neuropsicologia, liderança educadora e especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal, é referência em ampliar o poder pessoal e a autoliderança das pessoas (www.edushin.com.br).