Lyana Bittencourt (*)
Já te contaram a última novidade? Ela é quentíssima, então se prepare! Não vai ter Black Friday esse ano. Isso mesmo. 2021 vai ser o ano da Live Friday!
Uma verdadeira virada na estratégia digital das empresas para essa data tão importante do varejo. A Black Friday, você conhece bem, é uma data importada do varejo e que tem um significado bastante forte – ela introduz todo o movimento das compras de Natal por meio de ofertas exclusivas e descontos realmente significativos para o consumidor aproveitar nessa única data – que é considerada como a melhor do ano para comprar com preços menores. E, esse ano, cai em 26 de novembro.
Este ano a Black Friday ganhou contornos ainda mais interessantes para o varejista. Temos visto aqui na StreamShop – plataforma de live commerce investida pelo Grupo Bittencourt em 2021, um movimento frenético em torno da preparação do que temos chamado de Live Friday: a Black Friday totalmente inserida no universo do Live Commerce. A data conhecida por apresentar descontos exclusivos por tempo limitado é um direcionador importante para trabalhar novas estratégias de vendas, pensando na escassez da oferta.
Considerando que as lives têm dado ainda mais força para as compras por impulso e oferecem um senso de urgência para a tomada de decisão do consumidor, a tendência é que as marcas passem a associar o evento da Black Friday a essa estratégia do live commerce. E o casamento entre descontos no e-commerce com uma ação mais humanizada e direta tem tudo para dar certo.
As interações são reais, a construção de vínculo da marca com o consumidor é espontânea e as vendas acontecem ali mesmo, durante a transmissão na mesma plataforma. A transmissão ao vivo de vídeo fornece o elemento de viver o momento, o bate-papo cria a conexão entre o host, o espectador e outros espectadores e os descontos por tempo limitado dão o tempero extra.
Com o crescimento e popularização do live commerce no Brasil, sobretudo após o início da pandemia, estamos considerando um incremento de ao menos de 300% na busca pelo live commerce para o período. Algumas marcas que ainda não tinham experimentado o live commerce estão escolhendo a Black Friday para fazer essa primeira iniciativa.
Segundo o Emarketer, apenas na China as vendas do live commerce chegarão a US$ 131 bilhões em 2021 e serão responsáveis por 37,4% do total das vendas do social commerce no país. A transmissão ao vivo deve ser um grande impulsionador do crescimento das vendas na internet e, por isso, a estratégia é apontada como a grande promessa para os futuros negócios brasileiros.
Além disso, essa nova modalidade está ganhando o coração dos consumidores por unir atendimento humanizado à conveniência e facilidade do e-commerce.
(*) – É CEO do Grupo Bittencourt – consultoria especializada em desenvolvimento, expansão e gestão de redes de franquias e negócios.