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Mudanças de hábitos de consumidor e o impacto nas estratégias de marketing

em Artigos
terça-feira, 06 de fevereiro de 2024

Túlio Mêne (*)

Novos hábitos de consumo estão conquistando o bolso dos brasileiros, aos poucos a população está ressignificando a maneira de comprar. Diversas empresas têm adaptado suas estratégias de marketing para atender às necessidades e expectativas dos clientes, pois compreender quem é esse novo consumidor e se antecipar às novas tendências se tornou essencial para as empresas que querem se destacar em um cenário competitivo.

O que já sabemos é que o novo consumidor é um indivíduo cada vez mais conectado, informado e exigente. Neste contexto, as companhias que irão ganhar notoriedade são aquelas que têm apostado em inovação, novas tecnologias para acompanhar o mercado. Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning são recursos para a personalização de produtos e serviços com base em padrões de comportamento.

E ainda temos os investimentos em Realidade Aumentada (RA) e Virtual (RV), para aprimorar a experiência, especialmente no setor de varejo. A hiperpersonalização é uma tendência crescente no marketing e pode ser eficaz para aumentar a fidelidade do cliente, aumentar as vendas e melhorar a experiência.

As empresas estão usando dados e tecnologia para criar experiências personalizadas para os consumidores. No entanto, as empresas precisam garantir que os usuários tenham controle sobre seus dados.

De acordo com o relatório State of the Connected Customer, da Salesforce, 73% dos pessoas esperam que as empresas entendam suas necessidades e 62% dos clientes esperam que as companhias se adaptem com base nas suas ações e comportamentos.
Algumas características do novo consumidor. Confira:

  • Conectado: está sempre conectado à internet e às redes sociais. Ele usa esses canais para se informar, se relacionar e consumir;
  • Informado: está bem informado sobre os produtos e serviços que estão disponíveis no mercado. Ele usa a internet para pesquisar e comparar preços, qualidade e benefícios;
  • Exigente: é exigente e quer ter certeza de que está fazendo uma boa compra. Ele está disposto a pagar mais por produtos e serviços que sejam de qualidade, sustentáveis e responsáveis;
  • Personalização: querem sentir que suas necessidades são únicas e que estão sendo atendidos de forma personalizada.

As novas gerações são grandes influenciadores de tendência. Os millennials e a geração Z, impulsionam mudanças Elas também são mais propensas a usar a tecnologia para se informar e consumir. À medida que essa geração amadure, sua visão de mundo e suas escolhas causam impactos em todos os setores e acompanhar as mudanças torna-se crucial para aqueles negócios que pretendem se manter prósperos.

Uma das principais diretrizes no comportamento é a sustentabilidade. Por isso, tornou-se essencial que as empresas integrem a sustentabilidade nos seus discursos de marketing para se conectarem com a audiência. Assim, aquelas que assumirem este compromisso poderão ganhar visibilidade. Conforme pesquisa da Nielsen, 72% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis.

As tendências dos novos consumidores estão sendo moldadas por uma variedade de fatores, incluindo conectividade, informação, exigência, personalização, sustentabilidade e tecnologias. As empresas precisam estar atentas a essas tendências para poderem atender às necessidades e expectativas.

(*) – É cofundador do M&P Group (https://mandpgroup.com).