Os impactos da demanda do consumidor em nosso planeta são mais aparentes do que nunca, evidenciados pela diminuição dos recursos naturais e pela poluição ambiental.
Empresas em todo o mundo estão cada vez mais focadas em ESG. E fazem isso não apenas porque é a coisa certa, mas também porque se alinha com seus próprios interesses, bem como com os de seus stakeholders. Essas partes interessadas – não apenas funcionários e investidores, mas também clientes – estão cada vez mais dedicados às questões ambientais, sociais e de governança.
Querem trabalhar, investir, fazer parcerias e comprar de empresas mais ecológicas, seguras e éticas. O resultado? Marcas líderes reconhecem que a logística pode desempenhar um papel crítico no cumprimento de suas próprias metas ESG, por isso procuram parceiros que possam ajudá-las a atingir ou até superá-las.
Ao mesmo tempo, os provedores procuram clientes que compartilhem seus valores ESG. E as oportunidades para ambos são enormes. O European Logistics & Supply Chain Sustainability Report 2022 apurou que, para 80% dos entrevistados, as ações destinadas a reduzir a pegada de carbono de suas operações serão fundamentais nos próximos cinco anos.
A pesquisa perguntou aos entrevistados o que leva fabricantes, compradores e operadores logísticos a serem mais sustentáveis em seus negócios. O impulsionador mais importante para a ação ESG provou ser a necessidade de atender aos requisitos regulatórios e legais. O outro é o desejo de causar um impacto positivo no meio ambiente.
No entanto, o caminho para a sustentabilidade não é fácil. Muitas empresas da cadeia de suprimentos operam sob pressão de alto custo, grande concorrência e margens baixas. Portanto, investir na implementação de iniciativas de sustentabilidade é um desafio. O Brasil está abaixo da maioria das economias desenvolvidas em emissões de carbono, energia renovável e política climática.
O investimento sustentável é vital para o crescimento sustentável e, por sorte, investidores privados estão focados em financiar e apoiar soluções sustentáveis e ações de apoio ao clima. Provedores terceirizados comprometidos em fazer negócios da maneira certa podem agregar valor além de aumentar a eficiência e a produtividade de seus clientes. E eles podem fazer isso de várias maneiras.
Para o meio ambiente, ajudam a tomar decisões sustentáveis, como utilizar os serviços de uma transportadora digital que prefira caminhões parceiros com emissão de CO2 menor. A redução da pegada de carbono também pode ser conseguida ao aumentar a eficiência logística, preferindo a reformulação de rotas com percursos menores, utilização total dos baús ou o compartilhamento da carga.
Para o social, fornecer um local de trabalho seguro e ajudar a construir uma cultura de inclusão e pertencimento. E para governança, construir a confiança por meio de gerenciamento de risco inteligente e práticas de governança sólidas. Todos esses exemplos de agregação de valor para os clientes podem transformar a logística em uma vantagem competitiva.
O ESG deve se tornar parte do DNA das empresas o quanto antes: os líderes empresariais encontram-se em um ponto crítico de escolha: evoluir ou enfrentar a força dos stakeholders. O setor logístico tem conhecimento e tecnologia para abraçar o ESG e liderar o caminho para negócios e crescimento sustentáveis.
(*) – É CEO da AgregaLog – transportadora digital que oferece soluções inovadoras de logística de transporte para a indústria.