Adam Nöckel (*)
Uma grande parte de nós já teve ou tem contato com líderes que possuem resultados bem acima da média e que foram ou são admirados por suas equipes, pares, superiores e parceiros.
Eles são tão diferenciados que chamamos de Líderes Midas. Midas é um personagem da mitologia grega que transformava em ouro tudo o que tocava, ou seja, são profissionais desejados em qualquer empresa ou organização. Esses líderes têm duas dimensões bem distintas: a parte racional (que é formada pelas estratégias, processos e toda parte técnica necessária de um gestor), e a parte emocional (que envolve gestão de pessoas, relacionamento interpessoal, conhecimento da cultura organizacional, entre outras).
A capacidade do líder de desenvolver essas duas dimensões será altamente responsável pelos resultados que obterá em seus desafios. Quanto mais desenvolver essas competências e comportamentos, mais sucesso conquistará. E quais são as principais características dos líderes bem-sucedidos? De maneira geral, podemos ressaltar cinco características.
A primeira é a visão de futuro e está relacionada a capacidade do líder de ter um propósito significativo para a empresa, para as pessoas, para a sua própria liderança e ainda compartilhá-lo de forma agregadora com todos os envolvidos. A segunda é a credibilidade, que é a capacidade do líder de pensar, sentir e agir de forma coerente e justa gerando confiança e clareza.
A terceira é o relacionamento mobilizador, que leva o líder a se comunicar e se relacionar com todos os envolvidos para gerar uma mobilização racional e emocional em direção aos objetivos desejados.
A quarta é o comportamento, que chamo de agridoce. Eu o considero um dos comportamentos mais tênues, pois é quando o líder tem a capacidade de trabalhar com a “dor e o prazer” das pessoas de forma adequada a fim de movimenta-las na direção correta, sem comprometer o ambiente corporativo. A quinta e última característica é o autoconhecimento elevado, pois ele faz com que os lideres saibam exatamente os pontos fracos e fortes e áreas a serem desenvolvidas, aproveitando assim as oportunidades e agindo estrategicamente.
Vale salientar que esses dois pontos são importantíssimos, tanto o racional quanto o emocional. O equilíbrio entre as duas áreas resultam em pessoas bem-sucedidas, motivadas, conscientes e responsáveis pelo desenvolvimento de outras pessoas.
Líderes com esse perfil são fontes de inspirações abundantes!
(*) – É coach de negócios certificado pela ActionCOACH.